Bruno Hazov   |   11/09/2023 17:06

Arábia Saudita demonstra interesse no Turismo brasileiro

Primeiro ministro Mohammed bin Salman se reuniu com Lula para discutir investimentos diretos no Brasil


Ricardo Stuckert/ Governo Federal
Lula se reuniu no último domingo (10), com Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita
Lula se reuniu no último domingo (10), com Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita
Após reunião com o presidente Lula, o primeiro ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, manifestou interesse em investir em diversos setores do Brasil, incluindo o Turismo. Encontro aconteceu em Nova Delhi, na Índia, após o encerramento da 18ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo do G20.

Entre os diversos investimentos em setores como óleo, gás e energia, os sauditas pretendem reunir capital de empresários e órgãos governamentais para aplicar em projetos do novo PAC, que inclui a pasta do Turismo. Essa agenda será discutida pelos ministérios das Relações Exteriores de ambos os países em encontros futuros.

A Arábia Saudita foi aceita recentemente como nação integrante dos Brics, o grupo de países emergentes do qual o Brasil faz parte. Os dois países mantém relações comerciais há 55 anos e, no ano passado, atingiram um volume US$ 8,2 bilhões negociados.

Turismo Sustentável

Segundo Lula, os investimentos sauditas serão importantes para uma transição mais sustentável e verde de diversos setores da economia brasileira, com destaque para projetos de uso de tecnologia, como o desenvolvimento de motores híbridos e investimentos em hidrogênio verde.

Recentemente, os sauditas criaram o Centro Global de Turismo Sustentável (STGC, na sigla em inglês), uma coalizão multilateral formada para acelerar e monitorar a transição da indústria de Viagens e Turismo para zerar emissões de carbono.

Tópicos relacionados