Bruno Hazov   |   18/10/2023 18:35

MTur avança em Plano de Ações Climáticas para Turismo brasileiro

País pretende ser referência no assunto, contribuindo mundialmente para um Turismo mais sustentável

Divulgação MTur
Segundo o ministro do Turismo, o Brasil pretende ser referência mundial em ações sustentáveis para o Turismo
Segundo o ministro do Turismo, o Brasil pretende ser referência mundial em ações sustentáveis para o Turismo

O Ministério do Turismo divulgou, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) um relatório de trabalho da primeira oficina de elaboração do Plano de Ações Climáticas para o Turismo Brasileiro. O documento marca a construção de um projeto que norteará as ações e planejamentos do MTur em relação às mudanças climáticas.

Entre os principais objetivos para 2030 estão ações de descarbonização e conservação ambiental, conectadas à necessidade de geração de impacto socioeconômico em diversos municípios com vocação turística. A ideia é que o Brasil também se torne uma referência no tema de preservação ambiental e mudanças climáticas.

O relatório é um trabalho conjunto entre representantes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

"São passos importantes para o desenvolvimento desse plano estratégico de ações climáticas. Nossa meta é sermos referência sobre o assunto, apresentando o Turismo brasileiro como forte propulsor da conservação ambiental, atraindo turistas conscientes e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do País"

Celso Sabino, ministro do Turismo

O documento também traz ações que devem ser priorizadas no planejamento do MTur a respeito das mudanças climáticas, como articulação interinstitucional, estudos de casos e desenvolvimento de soluções financeiras para mitigar problemas atuais, como desmatamento, queimadas, secas, entre outros.

Todos os resultados apresentados no documento servirão de base para a elaboração de políticas públicas voltadas para o Turismo sustentável, alinhadas aos interesses do País em contribuir para um planeta mais sustentável.

Guia para empresários e destinos

Durante a última edição da Abav Expo, no RJ, a Embratur lançou um Guia de Ações Climáticas voltado para destinos e empresários, em parceria com a instituição Green Initiative, que assessora organizações que buscam a redução das suas emissões de carbono. O guia possui 39 páginas e pode ser acessado no site oficial da Embratur. O documento é voltado para gestores públicos ou empreendedores que querem adequar suas atividades ao preceitos de sustentabilidade.

Tópicos relacionados