Beatriz Contelli   |   28/09/2023 17:50
Atualizada em 28/09/2023 17:51

ABAV EXPO discute empoderamento feminino e combate à violência

Resenha com Elas, no Abav Talks, reuniu Magda Nassar e mais personalidades femininas do Turismo


PANROTAS/Marluce Balbino
Daniela Maia, Heloisa Aguiar, Adriana Homem, Magda Nassar e Natália Pisoni
Daniela Maia, Heloisa Aguiar, Adriana Homem, Magda Nassar e Natália Pisoni

O segundo dia de Abav Expo continua com a agenda movimentada. No espaço Abav Talks, um dos destaques foi o painel Resenha com Elas, que contou com a participação de personalidades femininas do Turismo.

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, Natália Pisoni, do Inprotur, Heloisa Aguiar, da Secretaria de Estado da Mulher no Rio de Janeiro, Daniela Maia, da Secretaria de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, e Adriana Homem de Carvalho, da Fecomercio-RJ, compartilharam momentos marcantes de suas trajetórias no Turismo e os desafios enfrentados por serem mulheres em um setor ainda predominantemente masculino.

Desde a edição da Abav Expo no ano passado, Magda vem reforçando que "Devemos todos ser Feministas" e que as mulheres são atores imprescindíveis para o funcionamento de todos os ecossistemas, em todas as partes do mundo.

De acordo com a presidente da entidade, o Resenha com Elas continuará acontecendo nas próximas edições da feira mesmo que este seja seu último mandato.

Natália Pisoni falou do impacto positivo de uma mulher jovem encontrar outras mulheres em posições de comando e citou Marcela Cuesta, também do Inprotur, como uma inspiração. "Estamos avançando, mas ainda é muito difícil vermos mulheres conquistando espaços de liderança. E, quando vemos uma mulher líder, isso inspira outras mulheres a batalharem por esse espaço. Mulheres que ocupam cargos de liderança devem sensibilizar outros profissionais a contribuírem para ambientes mais inclusivos e empoderados".

Daniela Maia, que tem uma relação familiar profunda com a política, ressaltou que eventos como o Carnaval e ambientes políticos são amplamente machistas. "Ser mulher é sempre um desafio. Em qualquer posição que você ocupe, você é muito mais cobrada. Cuidamos da casa, cuidamos dos filhos, trabalhamos fora, nos relacionamentos com pessoas, sofremos violência e continuamos seguindo em frente".

Heloisa Aguiar destacou a importância de capacitar e empoderar mulheres de todos os municípios, principalmente aqueles em que as informações chegam com mais dificuldade, e ainda expôs que: "O Turismo sexual existe em diversos destinos e ainda vemos muitos casos de assédio em grandes eventos, como o Carnaval. Temos que enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres".

Heloisa também apresentou o projeto 'Ouviu um não? Respeite a decisão', da Secretaria de Estado da Mulher do RJ, que visa combater atitudes de desrespeito contra as mulheres.

Acompanhe no Portal PANROTAS a cobertura completa da 50ª Abav Expo. Para não perder nenhuma notícia, acesse https://www.panrotas.com.br/tudo-sobre/abav-expo.

Tópicos relacionados