Artur Luiz Andrade   |   18/06/2021 16:44   |   Atualizada em 18/06/2021 17:27

Presidente da Aviesp explica proposta de unificação com a Abav-SP

Abav-SP e Aviesp devem se unir, mas a assembleia geral da associação do interior de SP precisa aprovar


PANROTAS / Emerson Souza
Marcos Lucas, presidente da Aviesp
Marcos Lucas, presidente da Aviesp
O presidente da Aviesp, Marcos Lucas, enviou áudio à PANROTAS, esclarecendo o movimento anunciado ontem que prevê a unificação da entidade com a Abav-SPe o posterior fim do CNPJ da associação do interior de São Paulo, que passará por processo de dissolução, palavra que consta da convocação da assembleia. Lucas contesta, ainda, o título da matéria do Portal PANROTAS, dizendo que não é o fim da entidade, “mas uma evolução” e que os serviços serão continuados.

A Assembleia Geral da Aviesp para votação à proposta será em 19 de julho e haverá duas lives antes, em 22 de junho e 5 de julho, para os associados entenderem a proposta.

Confira abaixo a transcrição do áudio de Marcos Lucas:
“Esse processo e essa ideia de unificação de ações que as entidades do Turismo paulista tiveram não começou agora, ela começou dentro da Aviesp, há dez anos, na gestão do William Périco. Depois foi sendo aperfeiçoada na gestão do Marcelo Matera, foram feitas mudanças estatutárias necessárias na gestão do Fernando Santos (hoje presidente da Abav-SP), pra chegar na minha gestão e fazer, entregar esse resultado.

Isso tudo nasceu de uma necessidade que nosso setor sempre teve de ser ouvido pelos governantes, especialmente o poder executivo e também o poder legislativo, de maneira que entendesse a nossa categoria. Isso passou inclusive por entendimentos de qual é nossa receita para fins de tributação e o que a nossa atividade representa em termos de crescimento e geração de emprego e renda na economia, e especialmente a necessidade que existe de que esse setor seja devidamente olhado pelo governo, porque ele trabalha com a satisfação de necessidades, de experiências, de expectativas do consumidor. Além de ser um setor que emprega pessoas que não dependem de grande qualificação técnica ou acadêmica e pode mudar a realidade econômica de uma região, cidade ou Estado, a partir do Turismo receptivo, quando bem explorado e com infraestrutura, e especialmente pela atividade econômica da iniciativa privada, que é quem faz isso acontecer.

A partir dessas premissas nós começamos a ter e prestigiar uma voz única junto aos governantes, que dentro do setor de agenciamento é a Abav Nacional. Ela cuida dessa parte muito bem, aliás, a Magda fez um trabalho excelente, faz ainda, depois do Edmar Bull, depois do seu Antonio (Azevedo), depois de outros que passaram por lá.

E depois também em relação ao próprio custeio deste sistema. Afinal de contas, não é segredo pra ninguém que não são as mensalidades que sustentam uma entidade. E sim aquilo que consegue integralizar em termos de serviços e também de captação de rendas outras para manter aquilo que ela disponibiliza pra o associado. E custear inclusive essas ações de melhorias de busca de avanços para o setor.

Esse trabalho vem sendo desenvolvido ao longo do tempo e ele passou, né, você acompanhou, primeiro por uma união de trabalho em espaço comum. Nós temos ali na Vieira de Carvalho (na capital paulista) um imóvel que é da Abav-SP, onde as entidades do setor, inclusive Abracorp, associação de franqueados da CVC, e outros, e também a Aviesp, e recentemente o pessoal da AirTkt deve fazer parte disso, depois da pandemia, onde nós trabalhamos em espaço comum, cooperado, em um coworking ali. Ao longo do tempo Aviesp e Abav-SP têm afinado isso, no sentido de ter os mesmos fornecedores. Departamento jurídico conjunto, departamento de marketing conjunto, vamos avançar pra contabilidade agora com a unificação dos financeiros, e o último passo realmente é a unificação do que?, de presidentes.

A partir de novembro teremos um presidente só, que vai tocar essas duas entidades. E para efeitos jurídicos apenas, o CNPJ da Aviesp, até para não gerar mais débitos, ele deve desaparecer ao longo do tempo.

Então o que nós entendemos, e mais uma prova disso é que o nome fantasia, comercial ou mercadológico da entidade vai ser Abav-SP Aviesp. Não é o fim da Aviesp e sim uma evolução da entidade, no sentido de estarmos juntos. A Aviesp tem hoje em torno de 200, 220 associados, e a Abav-SP tem em torno de 400, 450 associados. Então, nós vamos ser 650 associados, falando por um Estado que é o maior emissor e receptivo de turistas do País, até porque São Paulo capital é a capital nacional de eventos.

É importante que isso fique muito bem claro. Os serviços vão continuar e provamos agora na pandemia a importância do agente de viagens e como as entidades ajudaram no sentido de fazer a intermediação entre o agente de viagens, ou seja, o problema que é do consumidor desse agente, com os fornecedores, companhias aéreas, hotéis, operadoras, cruzeiros marítimos, os primeiros a ser abordados. E na ação que colocamos em prática que é questionar o fornecedor com acompanhamento da entidade, estamos tendo um percentual de resolutividade próximo de 100% dos casos. E foram centenas deles, sem falar em outras coisas que estão sendo feitas ao longo do tempo e que vocês noticiam, avanços com a legislação, que cuida aí as leis 14.034, 14.046/2020, aquela nota da Senacom que reconheceu e mitigou a responsabilidade objetiva das agências de viagens e a solidariedade também, então é algo que nós estamos avançando, a criminalização da conduta do exercício ilegal de atividade, com as Maria Tur, e isso obviamente reunido em algumas entidades, entre aspas, que se dizem representantes de agentes e não são sequer legalizadas. Muitas vezes a gente vê o PANROTAS inclusive dando espaço para isso. Democraticamente.

É isso que está acontecendo com as entidades. Não é o fim da Aviesp como sua manchete quis dizer e é isso que nos colocamos aí como enfim, não concordamos. Simplesmente ela está evoluindo para um quadro que não é de hoje que a gente precisava e agora nós tivemos a coragem para isso ser evoluído, sem medo de ser rotulados. Sem medo de dizer “ah fechou a Aviesp”. Não. Nós não fechamos a Aviesp, nós estamos tornando ela mais forte ainda com a união com a Abav São Paulo. E nessa diretriz vamos continuar fazendo isso, o trabalho no Estado, enquanto a Abav Nacional faz o trabalho no País.

Inclusive eu particularmente trato da área do Turismo rodoviário, que é um negócio que eu trabalho há 30 anos e então a Abav-SP também nos dá espaço para atuar nesse sentido, subsidiando a Nacional das informações necessárias.

Gostaria que você esclarecesse que não teremos o fim da entidade e sim uma união de esforços, agora juridicamente falando. Para isso ser bem explicado, agendamos duas lives, pros dias 22 de junho e 5 de julho, para que a gente explique pro associado, trabalho que já vem sendo feito na verdade nas convenções e nossos eventos e que precisa ser melhor adequado agora e vamos fazer agora para que não paire nenhuma dúvida sobre o que está acontecendo.”

NOTA DA REDAÇÃO: "A PANROTAS agradece ao presidente da Aviesp pela explicação sobre os objetivos do projeto e por ele reconhecer que damos, democraticamente, espaço para as diversas vozes do Turismo, estejam elas organizadas em associações ou em grupos informais ou mais organizados. É importante ouvir todas essas vozes, oficiais, ativas ou mesmo as marginalizadas. Também defendemos uma coordenação para um discurso uníssono e forte na hora de negociar e defender causas.

A próxima edição da Revista PANROTAS, aliás, que estará ainda hoje no Portal PANROTAS e em nosso canal no Telegram, trata exatamente desse tema, e a proposta de unificação da Aviesp com a Abav-SP é, portanto, além de feliz e corajosa, muito oportuna.

Quanto à referida manchete da nota, nós nos pautamos no texto da convocação da assembleia, que fala em “dissolução” da entidade.

Quando há a dissolução de um governo ele chega ao fim, mas entendemos que há o desejo e o empenho para que os valores, serviços e trabalhos da Aviesp em prol dos agentes de viagens continuem na nova estrutura unificada, com a Abav-SP. Muitas vezes é preciso terminar algo (um processo, uma forma, um modelo) para que se possa continuar a evoluir em outros formatos, mas no mesmo caminho e com os mesmos ideais e queremos crer que a proposta é exatamente essa, por isso elogiamos a unificação na referida nota e na próxima edição a Revista PANROTAS. A união é sim o caminho, mas sem deixar de ouvir as demais vozes, inclusive as opositoras.

A PANROTAS também se orgulha da parceria de décadas com a Abav e a Aviesp, tendo recebido o prêmio Top Aviesp em todas as suas edições, o que é um marco em nossa trajetória.

Continue contando com nossos espaços democráticos, para o debate sadio, para as informações sérias, para as denúncias e os reconhecimentos, como fazemos há mais de 46 anos. Obrigado e sucesso na nova empreitada da Aviesp e da Abav-SP.
Artur Luiz Andrade, editor-chefe"

Tópicos relacionados