Filip Calixto   |   20/07/2021 12:30   |   Atualizada em 20/07/2021 12:42

Aprovada, fusão entre Abav-SP e Aviesp é considerada passo à frente

Unificação de Abav-SP e Aviesp já foi aprovada pelas agências associadas

Agências de viagens do Estado de São Paulo, sejam localizadas no interior, litoral ou na capital, agora contam com uma associação representativa única. Abav-SP e Aviesp oficializaram ontem (19), em reunião ordinária com empresas afiliadas, a fusão das entidades, oficializando um processo que já dura anos. A conclusão em si, no entanto, se dará em setembro, com a unificação dos quadros que contam com cerca de 600 associados. A entidade vai passar a se chamar Abav-SP/Aviesp.

Divulgação
Fernando Santos e Marcos Lucas, presidentes de Abav-SP e Aviesp
Fernando Santos e Marcos Lucas, presidentes de Abav-SP e Aviesp
No dia seguinte à assembleia que votou a decisão, os representantes da organização realizaram uma live pontuando o que esperar para os próximos meses e ressaltaram que a escolha pelo caminho único foi um passo de evolução para o segmento.

“Consideramos essa unificação um passo à frente para as empresas do setor que ganham uma associação mais forte e representativa”, pontua o presidente da Aviesp, que conclui o seu mandato em outubro, Marcos Lucas. De acordo com ele, na reunião de aprovação foi possível perceber que os associados também enxergam vantagem no processo de fusão. “Tivemos a prestação de contas do ano passado e a fusão das associações aprovadas por 100% dos votantes”, reforça.

Mesmo que funcionando separadamente, as duas associações já tinham, na prática, uma atuação conjunta, conforme ressaltou o líder da Abav-SP, Fernando Santos. “Vamos agora tornar de direito o que já acontecia de fato”, afirma.

O executivo aproveitou a reunião para lembrar os passos que resultaram na fusão. “Há cerca de 10 anos existem conversas nesse sentido e na última gestão conseguimos alinhar o trabalho”, conta Santos.

Sobre os passos seguintes, o gestor comenta que a programação que já havia par o ano será mantida e que as alterações mais significativas, como a incorporação da Aviesp Expo pela Abav Expo, por exemplo, vão ficar para 2022.

“Também teremos ainda este ano a escolha da nova presidência e diretoria. Já temos estabelecido no estatuto a direção será composta por 50% de associados do interior e 50% da capital”, conta Santos.

VISÃO DA ABAV NACIONAL
A presidente da Abav Nacional Magda Nassar, avaliou a unificação das entidades como um passo pertinente que mostra vista de futuro. “Entidades irmãs precisam estas juntas. Sobretudo num mercado como o de São Paulo, que é o maior emissor de viajantes do País. É muito importante para as agências que haja uma representação fortalecida”, pondera.

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, é uma das apoiadoras da unificação
Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, é uma das apoiadoras da unificação
“São Paulo é o maior hub do País, tem uma rede hoteleira importante, parques e agora a maior entidade representativa das agências”, comentou Magda. “Vamos fortalecer e cuidar dessa entidade assim como os atuais presidentes já têm feito”, completa.

A gestora da Abav Nacional ressalta ainda que uma associação única e fortalecida no Estado pode ser ainda mais importante, se for considerado o momento delicado pelo qual passa o setor.

EVENTOS
Ainda sobre a realização de evento, o presidente da Aviesp lembrou que segue agendada para o início de setembro a edição deste ano da Aviesp Expo. A feira deve ser a última realizada com este nome. "Depois a ideia é incorporar o evento na Abav Expo", reforça.

Não será, contudo o fim dos eventos realizados pela associação. A convença anual Abav-SP e Aviesp seguirá no calendário com o objetivo de oferecer capacitaria para as agências associadas.

Tópicos relacionados