Marina Marcondes   |   06/08/2018 17:49

CCR adquire participação integral de aeroporto na Costa Rica

O Grupo CCR assinou contrato para a aquisição indireta de uma nova participação da Aeris Holding Costa Rica

Alonso Jiménez Quesada
Aeroporto Internacional Juan Santamaría, Costa Rica
Aeroporto Internacional Juan Santamaría, Costa Rica
O Grupo CCR assinou contrato para a aquisição indireta de uma nova participação da Aeris Holding Costa Rica, junto à Airports Worldwide Holding B.V. (AWW), empresa controlada pelo fundo de pensão canadense Omers. Com isso, a companhia brasileira conquista credencial de operadora integral do aeroporto e torna-se a maior operadora aeroportuária brasileira.

Com aporte de US$ 60 milhões, o grupo passa a deter participação integral no Aeroporto Internacional Juan Santamaría (SJO), adquirindo os 48,40% do sócio, conforme anunciado em junho, quando foi exercido direito de compra do empreendimento.

A conclusão financeira da aquisição ainda depende do cumprimento de determinadas condições precedentes. A partir de então, a CCR detém, indiretamente, por meio de suas controladas, 97,15% de participação acionária na Aeris e 99,64% de participação na IBSA.

A presença societária do ativo conta também com outras duas companhias costarriquenhas, a Integración e a Edica, assim como, indiretamente, da norte-americana HAS Development Corporation.

PORTFÓLIO INTERNACIONAL
A compra da nova fatia vem seis anos após a aquisição dos primeiros 48,75% do principal terminal do país centro-americano. Desde então, a divisão responsável pela gestão dos ativos no segmento aeroportuário acumulou experiência, com operações no Equador, nas Antilhas Holandesas, em Minas Gerais e nos Estados Unidos.

De acordo com o presidente da CCR Aeroportos, Eduardo Camargo, a ampliação do portfólio internacional é parte integrante da estratégia da companhia no projeto de consolidação como um importante Operador Aeroportuário Internacional nas Américas. "O objetivo continua ser o crescimento como um player nesse mercado", explica o executivo.

Tópicos relacionados