Marcos Martins   |   06/05/2019 13:31

Aeroporto de Brasília ganha portões eletrônicos na imigração

A Inframerica, administradora do aeroporto, realizou o investimento para agilizar o processamento de passageiros e reduzir as filas


Divulgação/ Inframerica
E-gate agiliza processamento de passageiros
E-gate agiliza processamento de passageiros
O Aeroporto de Brasília ganhou e-gates para controle eletrônico de passaportes na imigração. A Inframerica, administradora do aeroporto, afirma que o investimento tem como objetivo agilizar o procedimento de imigração e reduzir as filas, de maneira que seja possível o processamento de maior quantidade de passageiros em espaço mais curto de tempo.

Os e-gates podem ser utilizados por brasileiros, americanos, australianos, japoneses e canadenses, desde que os passaportes possuam chips de leitura, mas futuramente outras nacionalidades poderão utilizar a tecnologia. Com os novos equipamentos e a ampliação dos balcões de atendimento da Polícia Federal, o aeroporto pode processar 1.150 passageiros internacionais por hora, um aumento de 225%.

O equipamento permite escanear os passaportes e faz o reconhecimento biométrico facial do passageiro, possibilitando a realização do processo migratório de forma totalmente automatizada, sem a necessidade de contato com um agente. A facilidade é integrada ao sistema da Polícia Federal.

“Estamos investindo em novas tecnologias e apostando no nosso potencial internacional. Somos o único aeroporto com ligação para todas as capitais brasileiras, o que contribui para conexões”, explica o vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian.

Divulgação/ Inframerica
Leitura de passaporte
Leitura de passaporte
Para o executivo, os incentivos dados pelo Governo do Distrito Federal foram importantes para o crescimento das rotas internacionais, algo que estimulou a realização de novos investimentos da concessionária na área internacional do terminal. “Estamos trabalhando fortemente para atrair novos voos e tornar o Aeroporto de Brasília uma opção fora do eixo aeroviário que está concentrado na região Sudeste.”

NOVOS VOOS
Até o final do ano, Brasília ganhará novos voos diretos para o Exterior. A Latam passará a operar voos para Santiago (Chile), Lima (Peru) e Assunção (Paraguai). Além disso, em junho, o destino Cancun, operado pela Gol, também passará a fazer parte do portfólio do aeroporto.

Nos três primeiros meses de 2019, a Inframerica registrou um aumento no número de passageiros internacionais. O crescimento foi de 30,9% quando comparado ao mesmo período do ano passado. O fluxo foi de 170 mil passageiros de voos internacionais e 1.216 pousos e decolagens de aeronaves que realizam as rotas. Uma movimentação aérea internacional 40,9% maior que janeiro a março de 2018.

A entrada dos novos voos internacionais diários para Miami, Orlando e Buenos Aires, operados pela Gol, impulsionaram o crescimento da área internacional do terminal brasiliense no trimestre. Com os novos voos, o Aeroporto de Brasília terá conexão direta com dez cidades do Exterior.

Tópicos relacionados