Marcos Martins   |   28/09/2019 23:52   |   Atualizada em 29/09/2019 01:02

Autoridades inauguram novo aeroporto de Florianópolis

O Floripa Airport ganhou um novo terminal, que foi construído do zero, e um boulevard para entretenimento, após investimentos de R$ 570 milhões da Zurich Airport


Marcos Martins
Equipe do grupo Zurich Airport e líderes políticos mostram a placa do aeroporto
Equipe do grupo Zurich Airport e líderes políticos mostram a placa do aeroporto
FLORIANÓPOLIS – Aconteceu na noite deste sábado a cerimônia oficial de inauguração do novo aeroporto de Florianópolis, o Floripa Airport, concessionado por 30 anos para o grupo Zurich Airport. A empresa suíça investiu R$ 570 milhões para construir do zero o novo terminal de passageiros e um boulevard que terá uma agenda de eventos, incluindo shows, para reunir também os moradores no conceito Place to Be.

“Chamam a equipe da nossa empresa de ‘os suíços’, mas na verdade somos apenas três, que trabalham com 157 colaboradores brasileiros. Trouxemos know how e investimentos, mas a dedicação aqui é dos funcionários do Brasil. O resultado final é uma combinação dos dois países”, comenta o CEO do Floripa Airport, Tobias Markert.

A expectativa é que o aeroporto tenha mais voos internacionais, até mesmo uma ligação entre Santa Catarina e a Suíça, pela sua capacidade de receber aeronaves de maior porte. “Mesmo que já possamos iniciar voos internacionais, eles não vêm automaticamente apenas pelo novo aeroporto. As companhias escolhem mercados, e não necessariamente um aeroporto em si, mas há caso em que elas não desejam voar pela falta de estrutura”, ressalta.

Marcos Martins
Convidados lotaram o boulevard do Floripa Airport
Convidados lotaram o boulevard do Floripa Airport
Durante a cerimônia para 500 convidados, o ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, representou o presidente Jair Bolsonaro e elogiou o novo espaço. “O usuário vai gostar muito do que está sendo entregue. No final das contas, o equipamento está à altura do potencial de Florianópolis e de Santa Catarina. É o aeroporto que a cidade tanto merece. Multiplicamos por quatro a capacidade, algo que é fundamental para atrair mais viajantes e permitirá um acréscimo na oferta de voos, em paralelo com as nossas iniciativas de trazer mais empresas para voar ao Brasil.”

Já o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, adiantou que o Estado vai oferecer apoio para a criação de voos regionais. "Ainda sonho com as rotas internas de Florianópolis para destinos como Navegantes, Joinville, Joaçaba, entre outros. As operações seriam realizadas em aeronaves menores e acredito que apoiar essa atividade é muito importante. Lançaremos incentivos para quem desejar essas operações."

Marcos Martins
Secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann
Secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann
ESTRUTURA MODERNA
De acordo com o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, o novo aeroporto eleva o patamar técnico da aviação na cidade. “O Floripa Airport agora tem quase 50 mil metros quadrados de área construída, é robusto e compatível com o que tem de mais moderno no mundo. Florianópolis poderá receber aeronaves widebody (de fuselagem larga), com dois corredores, que poderão fazer voos transatlânticos vindo da Europa e Estados Unidos, por exemplo, e pousando diretamente na capital catarinense.”

Veja mais fotos da cerimônia no álbum abaixo:

O Portal PANROTAS viaja a convite do Floripa Airport

Tópicos relacionados