Victor Fernandes   |   03/08/2020 15:30   |   Atualizada em 03/08/2020 17:40

Reino Unido testa se cães podem farejar covid-19

Segundo pesquisadores, as doenças respiratórias alteram o odor corporal e cães podem detectá-las.

Pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine, em colaboração com a instituição de caridade Medical Detection Dogs e a universidade de Durham estão realizando testes para verificar se cães farejadores de aeroportos conseguem ser treinados para detectar o covid-19 em viajantes antes mesmo que os sintomas apareçam. De acordo com o portal CNN Travel, o governo do Reino Unido deu à equipe mais de US$ 600 mil para investir na pesquisa.

De acordo com os envolvidos no novo estudo, as doenças respiratórias alteram o odor corporal, e eles acham que cães treinados serão capazes de captar essa mudança em pacientes com coronavírus. Inicialmente, foram recrutados seis cães das raças labrador ou cocker spaniel para realizar os testes. É importante ressaltar que já existem cães treinados para detectar infecções e doenças, como câncer, malária e Parkinson.

"O novo estudo se baseia em anos de pesquisa que já fizemos como equipe para demonstrar que pessoas que têm uma infecção por malária têm um odor corporal distinto e mostramos que os cães podem ser treinados para detectar isso com uma precisão muito alta", afirmou o pesquisador principal do projeto e chefe do departamento de controle de doenças da London School of Hygiene and Tropical Medicine, James Logan.

Tópicos relacionados