Da Redação   |   30/10/2020 14:43

Argentina está próxima de volta das rotas internacionais

A Anac poderá agora aprovar, sucessivamente, cada um dos horários regulares apresentados pelas aéreas

Divulgação/Ezeiza
Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, na Argentina
Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, na Argentina
Hoje (30), o Ministério dos Transportes da Argentina autorizou a Administração Nacional de Aviação Civil (Anac) do país a aprovar os horários de voos internacionais apresentados pelas diferentes companhias aéreas que operam na nação vizinha, com os quais todos os serviços aéreos se tornariam regulares novamente. As informações são do portal La Nación.

A autorização ocorreu por meio da Resolução 243/2020, que leva a assinatura do ministro Mário Meoni, publicada no Diário da República e que declara em sua parte dispositiva: “Confiar à aprovação da programação das operações de transporte aéreo internacional de passageiros a Anac, respeitando estritamente as restrições de entrada no país, estabelecidas no Decreto de Necessidade e Urgência nº 274 de 16 de março de 2020 e suas sucessivas prorrogações e exceções”.

A Anac poderá agora aprovar, sucessivamente, cada um dos horários regulares apresentados pelas várias empresas que operam de e para o país, e que até agora só foram realizados "voos especiais" autorizados a título de exceção, a partir do momento em que foi determinado a suspensão dos voos, em 20 de março deste ano.

Paola Tamburelli, administradora da entidade, explicou que, para facilitar os horários das companhias aéreas internacionais, “todos os horários foram aprovados”. Paola alertou que “tal como na cabotagem, os passageiros autorizados dependem dos regulamentos de imigração argentinos e dos países de destino, desde que tenham de provar que esses países permitem a sua entrada”.

Tamburelli destacou que existem atualmente 23 empresas internacionais para as quais já foram aprovadas mais de 30 rotas. As empresas Iberia, British Airways, Latam, Avianca, Air Europa, Ethiopian, Turkish Airlines, Boliviana de Aviación, Lufthansa, Sky Airlines, Gol, Air France/KLM, United, Copa Airlines, American Airlines e Aeroméxico, entre outras, apresentam horários para os próximos meses, aos quais se somam as frequências anunciadas pela Aerolineas Argentinas.

Em alguns casos, como o do grupo KLM/Air France, de momento vão oferecer um voo diário para a Europa, alternando um dia para Paris na Air France e no dia seguinte para Amesterdã na KLM. A American Airlines já tem voos diários para Miami, e a United também anunciou entre três e quatro frequências semanais. British Airways e Iberia farão o mesmo e a Air Europa também terá pelo menos quatro a cinco frequências. O mesmo que a Lufthansa com destino a Frankfurt.

Com relação aos voos regionais, além dos serviços da linha de bandeira, a Sky Airlines planejou entre quatro e cinco frequências semanais inicialmente para conectar Buenos Aires com o Chile, Boliviana pelo menos três frequências nesta primeira etapa para Santa Cruz de la Sierra, e ainda falta saber as frequências que Latam e Gol manterão.

Confira a Resolução 243/2020 completa.

Tópicos relacionados