Beatriz Contelli   |   27/09/2021 18:00

ACI lança guia sobre recuperação sustentável para aeroportos

Documento de boas práticas pretende ajudar terminais a aprimorar compromissos com a sustentabilidade

O Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International | ACI World) lançou um guia de orientações para apoiar gestores de aeroportos a posicionar a sustentabilidade no centro de suas estratégias enquanto trabalham para a recuperação do setor no longo prazo.

O documento ACI World Sustainable Recovery Best Practice destaca as vantagens de incorporar a sustentabilidade aos planos de recuperação, incluindo acesso a financiamentos por meio de medidas governamentais de estímulo e títulos vinculados à sustentabilidade, bem como desenvolver um modelo de negócios mais equilibrado que leve em consideração a sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Pixabay
Os aeroportos membros da ACI se comprometeram com o compromisso Carbono Zero Líquido até 2050
Os aeroportos membros da ACI se comprometeram com o compromisso Carbono Zero Líquido até 2050
A publicação fornece uma tabela de boas práticas e exemplos de atuação sob três pilares de sustentabilidade e governança, que os aeroportos em todo o mundo devem considerar ao desenvolverem seus próprios planos de
recuperação sustentável. Uma abordagem passo a passo para construir tal plano também está incluída.

"À medida em que a indústria busca as melhores formas de se reerguer, os aeroportos têm reconhecido as vantagens de uma estratégia de recuperação centrada na sustentabilidade", disse o diretor-geral de ACI World, Luis Felipe de Oliveira. "Embora a saúde e as expectativas em evolução dos passageiros permaneçam centrais para os aeroportos e para a recuperação sustentada do setor, as mudanças climáticas e outras externalidades
relacionadas continuam sendo o maior risco que enfrentamos como indústria e como humanidade. Acreditamos que o papel da aviação no pós-pandemia, descarbonizando a sociedade e a economia global, seja fundamental, mas os esforços contínuos exigirão o apoio dos governos e de outras partes interessadas."

Em junho de 2021, os aeroportos membros da ACI em nível global se comprometeram com o compromisso Carbono Zero Líquido até 2050. Até o momento, 352 aeroportos foram credenciados pelo programa Airport Carbon Accreditation, o único padrão de certificação de gerenciamento de carbono aprovado institucionalmente para aeroportos.

Como um complemento ao guia de boas práticas, o documento fornece exemplos de sucesso de seis aeroportos sob os três pilares da sustentabilidade. Os estudos de caso destacam alternativas sustentáveis para os aeroportos considerarem enquanto planejam a recuperação no curto, médio e longo prazos, e mostram que, embora muitas boas práticas anteriores à pandemia permaneçam válidas, o mundo pós-covid-19 pode exigir abordagens diferentes.

O guia de recuperação sustentável é lançado antes da Assembleia Geral Anual de ACI World, que acontece em Cancún, no México, de 21 a 24 de novembro de 2021. O evento deste ano terá como tema "Runway to Recovery: Reconnecting Aviation for a Sustainable Future."

Tópicos relacionados