Da Redação   |   23/05/2018 15:50

Boeing consegue aprovação para 'asas dobráveis' dos novos 777X

FAA aprovou o novo sistema de pontas de asas retráteis para a nova série de aeronaves da montadora norte-americana

Boeing
Wingtips facilitarão a operação em aeroportos menores, diminuindo a largura dos aviões
Wingtips facilitarão a operação em aeroportos menores, diminuindo a largura dos aviões
O órgão responsável pelo controle da aviação civil nos Estados Unidos, Federal Aviation Administration (FAA), aprovou o sistema de pontas de asas dobráveis dos novos Boeing 777X. Essa solução chega para 'encurtar' a largura das aeronaves, como, por exemplo, os Airbus 380, que têm atuação limitada a alguns aeroportos por conta da envergadura.

Com as wingtips, as aeronaves poderão recolher a ponta das asas durante o táxi e estacionamento. No caso dos 777X, a envergadura passará de 72 metros para 65 quando o recurso for ativado.

A aprovação da FAA passou, principalmente, por certificações de segurança. Um mecanismo para impedir que a ponta se retraia durante o voo e alertas para que o piloto saiba que ela está na posição certa foram apenas algumas das preocupações. Conforme revelado pelo portal Airway, a Boeing ainda terá de provar que o sistema é à prova de destravamentos acidentais.

Os primeiros aviões da nova série 777X deverão ser entregues a partir de 2020 com a nova tecnologia das wingtips como grande diferencial.


*Fonte: Airway

conteúdo original: https://bit.ly/2Lmm3hc

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