Beatrice Teizen   |   17/09/2019 10:00

Lufthansa para de vender última fileira do A320neo

A Lufthansa parou de vender a última fileira de assentos em seu A320neo devido a preocupações com as limitações de centro de gravidade da aeronav

A Lufthansa parou de vender a última fileira de assentos em seu A320neo devido a preocupações com as limitações de centro de gravidade da aeronave. De acordo com o Air Transport World, esta é uma medida improvisada após uma diretiva de aeronavegabilidade da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa).

Divulgação / Airbus
Medida foi tomada devido a preocupações com limitações do centro de gravidade
Medida foi tomada devido a preocupações com limitações do centro de gravidade
Após uma série de testes, pode-se constatar que o A320neo é suscetível à fraqueza na proteção do ângulo de ataque. Sob certas condições e manobras, o compensador de software da aeronave, o elevador e o computador do elevador e aileron (Elac) mostraram um defeito.

Para o problema ocorrer, duas coisas devem acontecer: a aeronave deve ser configurada para pouso com um centro de gravidade próximo ao limite na parte traseira da aeronave. Em seguida, é necessária uma manobra repentina, como uma aterrissagem abortada para fazer com que o nariz da aeronave se retire mais do que normalmente acontece em uma emergência.

A Airbus entrou em contato com as companhias aéreas que voam com o A320neo e atualizou o manual de voo da aeronave com revisões no centro de gravidade. O fabricante também forneceu novas recomendações de carga.


Tópicos relacionados