Da Redação   |   06/09/2019 09:21   |   Atualizada em 06/09/2019 11:42

Novo gerente de Vendas da Copa atravessa Panamá de bicicleta

Apaixonado por aviação e ciclismo, Carlos Antunes encontrou uma maneira um tanto quanto diferente para conhecer o país sede da companhia aérea panamenha

Novo gerente regional de Vendas para o Mercosul da Copa Airlines, Carlos Antunes é daquelas pessoas movidas por desafios, sejam eles pessoais ou profissionais. Quando os dois se juntam, então, fica melhor ainda. Apaixonado por aviação e ciclismo, o executivo encontrou uma maneira diferente de conhecer o país sede de sua nova companhia, o Panamá, topando o desafio de pedalar do Oceano Pacífico ao Atlântico em um só dia, ida e volta.

Emerson Souza
Carlos Antunes, gerente regional de Vendas para o Mercosul da Copa
Carlos Antunes, gerente regional de Vendas para o Mercosul da Copa
Após completar o percurso de aproximadamente 150 quilômetros entre as duas costas panamenhas, Antunes falou sobre a importância de alcançar objetivos com segurança, planejamento, trabalho de equipe e determinação. Confira a entrevista na íntegra abaixo:

PORTAL PANROTAS - COMO FOI A PROVA GRAN FONDO?
CARLOS ANTUNES - Foi espetacular. Estávamos num ambiente extremamente divertido junto com mais 4 mil participantes e o desafio de percorrer 150 km em um percurso que saía do Pacífico indo até o Atlântico e retornando ao Pacífico. Dois Oceanos diferentes em poucas horas de distância, só se consegue no Panamá. Foi muito desafiador pela longa distância e altas temperaturas, mas extremamente recompensador chegar ao final e celebrar com os amigos essa aventura concluída.

PP - RECÉM-CHEGADO À COPA AIRLINES, A PROVA LHE AJUDOU A CONHECER MELHOR O PAÍS?
ANTUNES - Certamente. Muitas pessoas só se apercebem da Cidade do Panamá, que é a capital do país com o mesmo nome, porque a Copa Airlines tem ali seu centro de conexões, conectando 80 destinos em 33 países nas Américas do norte, Sul, Central e Caribe. Pedalar pelo interior do país me deu uma visão muito real e positiva do seu povo, cultura e muita alegria. Por exemplo, esta prova me permitiu conhecer muito mais da Cidade do Panamá, uma cidade moderna e jovem, com atrativos super especiais como o “Casco Antiguo” que é a região mais antiga da cidade, e o contraste com seus restaurantes e rooftops que encaixam perfeitamente no cenário com o Pacífico como pano de fundo. Destaque para sua gastronomia e também, na parte mais moderna, os seus shoppings centers que são um atrativo para quem busca boas compras e bons preços.

Divulgação/Copa Airlines
Carlos Antunes com sua bicicleta na Cidade do Panamá
Carlos Antunes com sua bicicleta na Cidade do Panamá
Percorrer o interior do Panamá me mostrou os pueblos com sua população extremamente receptiva e belos cenários naturais e uma vegetação luxuriante típica daquela região da América Central. Além disso, tive o privilégio de pedalar ao lado de enormes navios cargueiros (os chamados Panamax) atravessando o Canal do Panamá e que passavam paralelo por alguns trechos da nossa rota de pedal. Fiquei muito contente de ter chegado ao país alguns dias mais cedo para me aclimatar e ficar um dia a mais depois da prova para poder ter essa visão mais completa do país superinteressante que é Panamá.

Aliás, estamos desenvolvendo um projeto que está em sua fase final e que é lançar uma série de benefícios em hotéis, restaurantes e outros fornecedores de serviços para os passageiros Copa Airlines que decidirem ficar mais alguns dias no país aproveitando o STOPOVER de até 7 dias que nossas tarifas permitem. Eu não posso adiantar muitos detalhes neste momento, mas é um projeto extremamente completo com vários intervenientes e que vai oferecer vantagens de valor agregado muito significativas para o passageiro Copa Airlines que viaja do Brasil para América Central e para a América do Norte e decidir fazer um pitstop de alguns dias no Panamá.

PP- DIZEM QUE O ESPORTE SEMPRE DESENVOLVE HABILIDADES QUE PODEMOS USAR EM OUTRAS ÁREAS. O CICLISMO É ASSIM? ELE TE AJUDA PROFISSIONALMENTE?
ANTUNES - Com certeza, como todos os esportes eu creio. O ciclismo requer planejamento, perspectiva, criatividade e trabalho em equipe. É uma excelente forma de arejar o pensamento e mesmo que se possa pedalar sozinho, é um esporte onde só se atingem os melhores resultados em equipe. Existe uma frase do ex-jogador de basquete Michael Jordan que diz: “O talento ganha o jogo mas é o trabalho em equipe que ganha o campeonato”.

Aqui na Copa Airlines aplicamos esse conceito todos os dias: nossos resultados são fruto da contribuição ativa com participação de todos. Cada um com seus pontos fortes e suas características pessoais que somados formam uma equipe multidisciplinar, multivariada, energética e vibrante que faz com que a gente possa ultrapassar os desafios que se colocam todos os dias à nossa frente e que não são poucos.

Divulgação/Copa Airlines
Gran Fondo corta o Panamá entre o Oceano Atlântico e o Pacífico
Gran Fondo corta o Panamá entre o Oceano Atlântico e o Pacífico
A aviação comercial é uma indústria sujeita a muitas variáveis e que sofre de forma acentuada com todas as interferências externas incluindo as econômicas, políticas e até meteorológicas. Todas influenciam demais o nosso negócio, a demanda por nossos serviços e o custo de nossa entrega. Como companhia aérea, nosso business nos obriga a ter sempre planos alternativos para conseguir atingir nossos objetivos, que no fundo é transportar passageiros de um ponto A para um ponto B com total segurança, no seu horário, com pontualidade e conforto, e satisfazendo suas melhores expectativas. Não menos importante: sendo rentáveis para poder reinvestir em nosso negócio e melhorar continuamente.

Lembre-se de que estamos falando de sonhos de pessoas que estão viajando para fechar um negócio, para desenvolvimento pessoal e profissional ou para ter umas férias sonhadas com sua família. Nós temos uma grande responsabilidade, muito mais do que simplesmente transportar passageiros e que é ajudar a concretizar os planos dessas pessoas.

PP - Sua atuação profissional é bastante eclética...
ANTUNES - Eu sou um típico profissional de aviação: formei-me em uma coisa completamente diferente e trabalho com aviões. Saí da Universidade de Engenharia direto para trabalhar na área como assistente de marketing e passei por companhias Como Tap, Etihad, Air Seychelles, Alitalia com experiência em gestão de equipes e abertura de novas rotas na Europa, Ásia, Estados Unidos e Brasil. Acho que isso me emprestou uma bagagem muito importante para que eu possa desempenhar meu trabalho nesta área.

Falando em abertura de rotas, não é como muitas pessoas pensam: fazer os cálculos de combustível, navegação aérea...Tem uma equipe especialmente dedicada para fazer essa parte operacional. Do meu ponto de vista que é vendas, consiste no recrutamento e gestão da equipe comercial e definição de políticas e estratégias comerciais para assegurar que a nova rota vai ser comercializada ao preço certo para o mercado e quantidades adequadas para que traga uma rentabilidade para a empresa suficiente para mantê-la. Esta tem sido a minha experiência, a preparação e a definição de equipe e estratégias comerciais para que as rotas aéreas novas e existentes possam se consolidar e desempenhar com sucesso.

Divulgação/Copa Airlines
Calors Antunes na linha de chegada do Gran Fondo panamenho
Calors Antunes na linha de chegada do Gran Fondo panamenho
Hoje em dia estou responsável na Copa Airlines pela região que inclui alguns países da América do Sul, entre os quais o Brasil que é o segundo mercado mais importante da empresa, e me sinto honrado pela confiança e muito entusiasmado pelo desafio.

A Copa é sem dúvida uma das principais companhias aéreas internacionais em operação no Brasil, operando a partir de 8 pontos desde Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus. Nós temos uma média de 12 a 13 voos diários, dependendo da estação do ano. Estamos sempre atentos a novas oportunidades para continuar a investir no Brasil, onde temos uma equipe, tanto de aeroporto como de vendas, com profissionais entregando o seu melhor todos os dias.

PP - QUAL FOI A EXOERIÊNCIA DE SE HOSPEDAR NO HARD ROCK HOTEL PANAMÁ MEGAPOLIS?
ANTUNES - Sempre busco em minhas viagens ter novas experiências e o hotel foi uma delas. Imponente, boa localização, com passagem direta para um shopping center em frente. Próximo as principais atrações da cidade o hotel é uma atração por si mesmo. Totalmente ambientado na temática Rock, em todas as suas vertentes, cada andar do hotel é um passeio pela história do rock com peças originais de cantores e bandas que deixaram sua marca na música.

Além disso, o ótimo tamanho dos quartos, sua ambientação e a fleexibilidade de abrir o café da manhã às 4h30 para atender nossa necessidade foi um diferencial, sem dúvida alguma. A gastronomia também é um destaque com as diversas opções de restaurantes e o charme do Roof Top que nã poderia deixar de mencionar.

Tópicos relacionados