Marcel Buono   |   17/02/2020 16:53   |   Atualizada em 17/02/2020 16:57

EUA elevam imposto sobre aviões europeus e Airbus reage

Na última semana, os norte-americanos anunciaram um aumento de 10% para 15% no imposto sobre importações de aeronaves e peças provenientes da União Europeia

Na última semana, o Escritório do Representante do Comércio dos Estados Unidos (USTR) anunciou um aumento de 10% para 15% no imposto sobre importações de aeronaves e peças relacionadas à aviação provenientes da Europa. Nesta segunda-feira (17), a Airbus "lamentou profundamente" a decisão norte-americana.

Reprodução/Airbus.com
Estados Unidos e União Europeia passam por tensões alfandegárias
Estados Unidos e União Europeia passam por tensões alfandegárias
“A imposição do USTR aumentará ainda mais a tensão entre os mercados dos Estados Unidos e Europa, criando ainda mais instabilidade para as companhias aéreas norte-americanas, que são estão sofrendo com uma escassez de aviões. A decisão ignora o pedido das empresas envolvidas, uma vez que o aumento será pago por elas e por quem voa em suas aeronaves”, disse o comunicado da fabricante europeia.

A Airbus ainda reforçou que, entre maio e junho deste ano, a Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizará a União Europeia a subir os impostos sobre produtos fabricados pela Boeing, incluindo os modelos 737 Max, 777 e 787 Dreamliner.

O aumento do imposto por parte dos Estados Unidos entrará em vigor no dia 18 de março. Para ler o comunicado da Airbus, clique aqui (em inglês).

Tópicos relacionados