Victor Fernandes   |   08/07/2020 14:53   |   Atualizada em 08/07/2020 15:26

Crise de demanda deve levar United a demitir 36 mil funcionários

O número equivale a 45% de sua linha de frente nos EUA e mais de um terço de sua equipe de 95 mil pessoas.

Divulgação
Em um memorando à sua equipe, a United Airlines comunicou que deve demitir até 36 mil funcionários, ou 45% de sua linha de frente nos EUA e mais de um terço de sua equipe de 95 mil pessoas, a partir do dia 1º de outubro. De acordo com o portal USA Today, os principais grupos afetados serão comissários de bordo e a equipe de atendimento ao cliente nos aeroportos, que equivalem a 26 mil funcionários. A razão seria a contínua demanda reprimida por viagens.

A United intitulou as demissões de licença involuntária, já que a maioria dos funcionários afetados serão elegíveis para suas vagas quando a demanda de viagens retornar, nos termos de seus contratos sindicais. As companhias aéreas estão proibidas de demitir trabalhadores até 1º de outubro, de acordo com as disposições de proteção da folha de pagamento da Lei Federal de Auxílio, Socorro e Ajuda Econômica do Coronavírus.

Os executivos da United disseram em um briefing com repórteres que esperam que a contagem final, que será conhecida em meados do final de agosto, seja inferior a 36 mil, com mais funcionários aceitando saídas voluntárias. A companhia aérea estendeu a janela do seu programa de saída voluntária até 15 de julho para incentivar mais funcionários a se inscrever. Os 36 mil não incluem 1.400 demissões anunciadas anteriormente de funcionários de gerência e administração.

"Após meses de corte agressivo de custos e captação proativa de capital, hoje atualizamos os funcionários sobre um tópico que sempre tememos e a ação que sempre foi o último recurso no contexto dessa pandemia do covid-19: licenças involuntárias. A realidade é que a United simplesmente não pode continuar em nosso nível atual de folha de pagamento após 1º de outubro em um ambiente em que a demanda de viagens é tão deprimida", afirmou a aérea em comunicado.

Tópicos relacionados