Artur Luiz Andrade   |   07/12/2020 18:40   |   Atualizada em 07/12/2020 18:44

Gol é a primeira do mundo a voltar a voar com o MAX, – na quarta, dia 9

Duas aeronaves já estarão transportando passageiros na quarta-feira, 9


Emerson Souza
Paulo Kakinoff
Paulo Kakinoff
A Gol Linhas Aéreas anunciou que já na próxima quarta-feira, dia 9, vai operar duas de suas sete aeronaves Boeing 737 MAX, tornando-se a primeira companhia aérea do mundo a usar novamente a aeronave, que estava proibida de voar desde março do ano passado. As rotas ainda não foram divulgadas.

Segundo a Gol, “os aviões já cumpriram o ciclo de voos técnicos deliberados pela companhia, que excederam os exigidos pelas autoridades aeronáuticas e reforçaram os cuidados com a despreservação, em dedicado e meticuloso trabalho feito pela Gol Aerotech, unidade de negócios especializada em manutenção, reparos, revisões de aeronaves e componentes, localizada em Belo Horizonte, onde foram realizados os voos e as tarefas regulares de manutenções das aeronaves, durante os 20 meses em solo”.

Até o fim deste mês de dezembro, a expectativa é que todas as sete aeronaves Boeing 737 MAX que estão na atual frota da Gol estejam totalmente na atividade regular. As rotas serão definidas de acordo com as necessidades da operação.

“A atuação dos profissionais da Gol em todas as etapas de validação das modificações implementadas pela Boeing atesta sua qualidade e cultura de excelência em segurança”, disse a empresa em comunicado. Em parceria com a Boeing, foram treinados 140 tripulantes nos Estados Unidos, que cumpriram todos os requisitos técnicos e operacionais, de acordo com o Plano de Treinamento aprovado pela Anac.

"Estamos empolgados com o retorno do Boeing 737 MAX à nossa malha. O MAX está entre as aeronaves mais eficientes já produzidas na história da aviação e a única a passar por um processo de recertificação completo, garantindo os mais altos níveis de confiabilidade e segurança. Agradecemos às autoridades que participaram das etapas de validação, em especial a Anac que, com alto grau de competência e eficiência técnica, teve papel protagonista junto aos outros órgãos internacionais. Reiteramos nossa confiança na Boeing, parceira exclusiva desde o início da companhia, em 2001, com quem sempre tivemos um relacionamento de transparência", afirma Paulo Kakinoff, diretor presidente da Gol.

Divulgação/Gol
"Durante os últimos 20 meses, observamos a mais intensa revisão de segurança na história da aviação comercial. A segurança está acima de tudo e uniu órgãos reguladores e empresas aéreas do mundo todo para acompanhar e contribuir com as modificações dos sistemas da aeronave, no plano de treinamento e, por consequência, na nova certificação do Boeing 737 MAX. Estamos plenamente seguros com a retomada das operações", acrescenta o diretor vice-presidente de Operações da Gol, Celso Ferrer.

"A Boeing e a GOL trabalham lado a lado há quase 20 anos e não foi diferente durante o período em que o MAX passou pelo processo de certificação que levou à retomada segura da operação. É um prazer ter a GOL como parceira e atingir juntos este marco importante. Esperamos com entusiasmo o que ainda está por vir em nossa parceria", disse o diretor geral da Boeing no Brasil, Landon Loomis.

“O 737 MAX é fundamental para os planos de expansão da Gol e possui as mais modernas tecnologias em seus motores, asas e superfícies de comando, o que aumenta a produtividade em 24%, reduz o consumo de combustível em aproximadamente 15%, com um alcance de cerca de 1.000 quilômetros a mais (chegando a 6,5 mil) quando comparado com as aeronaves atuais 737NG. Estes índices contribuem para a permanente preocupação ambiental da companhia, que integra iniciativas globais para redução das emissões de carbono”, analisou a empresa. Os MAX era usados, inclusive, na malha internacional para os Estados Unidos, ainda sem previsão de retorno – a Gol deve retomar alguns voos internacionais em março de 2021, mas não especificou quais.

Desde o início das operações com o Boeing 737 MAX 8, em junho de 2018, a Gol realizou 2.933 voos, totalizando mais de 12.700 horas, sempre com total Segurança e eficiência.

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