Beatrice Teizen   |   15/03/2021 12:42 Atualizada em 18/03/2021 15:28

Conteúdo da Latam volta a ser disponibilizado na Amadeus

Após negociações, ambas as empresas chegaram a um novo acordo de distribuição de inventário

Divulgação
Conteúdo da Latam volta a ser disponibilizado na Amadeus após negociações
Conteúdo da Latam volta a ser disponibilizado na Amadeus após negociações
Após negociações, Latam e Amadeus fizeram novos acordos e o conteúdo da companhia aérea voltou a ficar disponível no GDS, desde o último dia 12, depois de a transportadora ter relatado, em janeiro, intenção de anular os acordos ativos assinados com a empresa de tecnologia a partir de 1º de março.

Na ocasião, a Latam havia usado como justificativa que a mudança a permitiria continuar oferecendo tarifas mais atraentes para o cliente final. Os outros sistemas de distribuição oferecidos, incluindo os GDS do Sabre e Travelport, continuaram disponíveis.

A companhia também continuou seguindo com seu compromisso com o NDC, que, segundo a mesma, fornecerá um relacionamento direto com as agências e uma distribuição sobre a qual a aérea terá mais controle.

A Amadeus, por sua vez, disse à época não concordar com a ação proposta pela Latam e permaneceu em negociações para chegar a um acordo.

COMUNICADO DA LATAM AIRLINE
Leia na íntegra o comunicado da Latam Airlines ao mercado a respeito deste tema:

"Agradecemos pelo grande apoio, durante todo esse tempo, na busca de alternativas para continuar vendendo voos do grupo LATAM depois de cancelarmos o contrato com o GDS Amadeus, dentro do contexto do Capítulo 11 dos Estados Unidos em 1° de Março de 2021. Sinceramente apreciamos o esforço feito por todos vocês para seguir oferecendo conteúdo aos clientes do grupo Latam através de canais alternativos.

Desde essa data até agora, sustentamos conversas com o Amadeus, a fim de continuar oferecendo produtos do grupo Latam através de sua plataforma, sem afetar a eficiência dos canais de Vendas e os preços aos clientes. Finalmente conseguimos chegar a um acordo com o Amadeus.

Diante desse contexto, informamos que os voos do Grupo Latam voltarão a estar disponíveis nos sistemas do Amadeus a partir de sexta-feira 12 de Março de 2021. Deixamos claro que os voos do grupo Latam seguem disponíveis também em todos os demais canais de venda, incluindo eLATAM, NDC Latam e outros GDS.

As equipes de suporte do grupo Latam seguirão comprometidas em apoiarem nos procedimentos que sejam necessários diante desse novo cenário. Adicionalmente, estão trabalhando para colocar a sua disposição um documento com perguntas e respostas diante dessa alteração, este estará disponível no portal agências do grupo Latam.

O grupo Latam segue comprometido em oferecer aos clientes os melhores preços através dos nossos canais de vendas e manteremos nosso interesse em oferecer às agências alternativas atrativas para acessar nosso inventário.

Agradecemos novamente seu apoio constante e lealdade com o grupo Latam.
"

COMUNICADO DA AMADEUS
Confira o posicionamento da Amadeus enviado com exclusividade ao Portal PANROTAS:

"Temos o prazer de confirmar que a Amadeus chegou a um acordo com a LATAM Airlines. O acesso ao conteúdo da LATAM, assim como todas as funcionalidades de serviços, já estão novamente disponíveis no Amadeus Travel Platform.

A Amadeus está comprometida em trabalhar junto com a LATAM Airlines, como parceiros, para garantir um ambiente de distribuição saudável, competitivo e sustentável, que responda aos desafios destes tempos difíceis e ajude todos os participantes da indústria de viagens a impulsionar a retomada do setor.”


* Atualizada em 18/03 às 15h33

Tópicos relacionados