Victor Fernandes   |   22/04/2021 18:13   |   Atualizada em 22/04/2021 18:16

Dia da Terra: KLM compartilha suas iniciativas de sustentabilidade

No Dia Mundial da Terra, a KLM mostrou suas iniciativas para tornar suas operações mais sustentáveis

Divulgação
Uma das medidas é o uso do Taxibot, veículo que reboca o avião próximo ao início da pista, no Aeroporto Schiphol de Amsterdã
Uma das medidas é o uso do Taxibot, veículo que reboca o avião próximo ao início da pista, no Aeroporto Schiphol de Amsterdã
Hoje (22), no Dia Mundial da Terra, a KLM compartilhou suas iniciativas atuais para tornar suas operações mais sustentáveis e buscar um futuro mais sustentável para a aviação. Entre elas, estão o compromisso Fly Responsably, a redução das emissões de CO2, uso de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) e uso de taxibot.

Fly Responsibly
A iniciativa Fly Responsibly foi lançada por ocasião das comemorações dos 100 anos da KLM, em 7 de outubro de 2019. Naquele momento, a KLM convocou todos os atores da indústria da aviação para trabalharem juntos por um futuro mais sustentável. Mesmo durante a crise de hoje na indústria de viagens, a KLM mantém o desafio representado pela mudança climática e permanece comprometida em voar com responsabilidade.

A KLM quer se tornar uma empresa mais sustentável em todas as áreas: seus funcionários, seus produtos e seus serviços. Para reduzir sua pegada ambiental, a KLM se concentra primeiro na redução das emissões de CO2 de suas próprias operações. Quando não pode mais ser reduzido, o combustível é substituído, por exemplo, por uma alternativa mais sustentável (Combustível Sustentável de Aviação SAF). Se a substituição não for suficiente, as emissões são compensadas.

Metas para 2030
Fly Responsibly inclui tudo o que a KLM faz e fará no futuro para melhorar a sustentabilidade de suas atividades. A KLM estabeleceu metas intermediárias para 2030, pois tudo o que se faz hoje tem efeitos de curto, médio e longo prazo, e a implantação de uma estratégia de sustentabilidade é um processo contínuo. As metas da KLM para 2030 são:

  • Reduzir as emissões de CO2 por passageiro em 50% (em comparação com 2005)
  • Reduzir as emissões de CO2 em 15% nas operações de voo (em comparação com 2005)
  • Uso de uma mistura com 14% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) em voos iniciados em Amsterdã
  • Redução de 50% em resíduos não recicláveis (em comparação a 2011)
  • Emissão zero de CO2 em operações terrestres.

Combustível Sustentável de Aviação (SAF)
Em janeiro de 2021, a KLM se tornou a primeira companhia aérea do mundo a realizar um voo comercial de passageiros com uma mistura de 500 litros de combustível sintético sustentável, ao lado da Shell e do governo da Holanda. Este primeiro voo foi um marco no desenvolvimento de combustível sintético sustentável para aviação como uma alternativa viável aos combustíveis fósseis.

O primeiro voo comercial de passageiros ocorreu no dia 22 de janeiro do Aeroporto Schiphol de Amsterdã para Madri, com uma mistura de 500 litros de combustível sintético sustentável. Em seu centro de pesquisa em Amsterdã, a Shell produziu o combustível sintético baseado em CO2, água e energia renovável do sol e vento holandeses.

Taxibot no aeroporto de Schiphol
A KLM participou de um teste no Aeroporto Schiphol de Amsterdã para testar formas sustentáveis de taxiar aviões, usando o Taxibot: um veículo único que reboca o avião próximo ao início da pista, sem que a aeronave precise dar partida nos motores. Para obter mais informações sobre as iniciativas da indústria da aviação, clique aqui

Reciclagem
Outra iniciativa da KLM é a reciclagem de garrafas PET de água a bordo para fabricação de filamentos para impressoras 3D. No vídeo abaixo, a KLM mostra como recicla as garrafas plásticas de água PET recolhidas a bordo, pela mão de sua estagiária Valentina.


Tópicos relacionados