Filip Calixto   |   12/08/2021 18:37

Líder Aviação será a 1ª empresa a usar diário de bordo digital

Sistema eDB objetiva aprimorar a segurança, reduzir custos, promover o desenvolvimento do setor

A Líder Aviação é a primeira empresa de transporte público brasileira a receber autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para implementação do eDB (Diário de Bordo Digital). Com a autorização, emitida no último dia 30 de julho, a empresa poderá implementar sistema que objetiva aprimorar a segurança, reduzir custos, promover o desenvolvimento do setor e a agilidade na inserção de dados.

Divulgação
A Líder Aviação é especializada em voos charter
A Líder Aviação é especializada em voos charter
Além da Líder Aviação, outros operadores privados e públicos vêm aderindo à nova plataforma digital para armazenamento de dados. Exemplos disso são a Polícia Militar de Minas Gerais (MG) e a Casa Militar do Espírito Santo (ES), que receberam as respectivas autorizações em 2020. Outras empresas já iniciaram o processo de autorização junto à agência para uso da digitalização do Diário de Bordo.

O eDB foi regulamentado pela Resolução nº 457 e pela Portaria 3220/SPO/SAR (clique nos links para acessar), que atualizam os procedimentos para o registro de informações do Diário de Bordo das aeronaves civis brasileiras. Essa atualização da norma possibilita que o operador registre as informações do Diário de Bordo em plataforma digital.

O aval concedido pela Anac é registrado nas EO (Especificações Operativas) da empresa – documento do operador que especifica que autorizações ele possui – e permite que o operador não seja mais obrigado a portar o documento impresso “Diário de Bordo”, mas sim o dispositivo eletrônico que hospeda o seu sistema eDB. O processo para concessão da autorização para utilização do eDB inclui, além da análise dos requisitos operacionais e funcionais do sistema, a verificação do atendimento dos requisitos de segurança de informação.

Segundo a Líder Aviação, “automatizar o Diário de Bordo traz uma série de ganhos para as empresas do segmento, tais como: organização, velocidade e confiabilidade de dados; automatização de registros; eliminação de papéis; redução da carga de trabalho da tripulação; além de garantir mais segurança em todas as etapas de um voo”, explica a diretora de TI da empresa, Celina Marinho.

Celina também destaca que, durante a implantação do eDB na empresa, envolveu sua própria equipe de TI para modernizar todo o processo. “A aplicação e utilização dos sistemas de informação da nossa empresa sempre foram um diferencial e continuamente estamos aprimorando nosso processo digital”.

PRÓXIMOS PASSOS
A Agência também está planejando a implementação de diversos benefícios aos pilotos e às organizações de formação que adotarem o eDB. Dentre os principais, estão a automatização da CIV (Caderneta Individual de Voo) dos pilotos, a simplificação do processo de certificação de pessoas e a priorização da fiscalização remota para os operadores já incluídos na plataforma digital.

A visão da Anac é de que a opção pelo eDB não só facilitará os processos e rotinas para pilotos, instrutores e operadores, como permitirá uma ação mais eficiente de toda a Agência.

Tópicos relacionados