Victor Fernandes   |   25/07/2022 11:43   |   Atualizada em 25/07/2022 11:47

Funcionários de terra da Lufthansa farão greve na quarta-feira (27)

A equipe de terra da aérea está em busca de uma reivindicação salarial de 9,5%

Divulgação/Lufthansa
A greve afetará aeroportos alemães, incluindo Frankfurt, Duesseldorf e Berlim
A greve afetará aeroportos alemães, incluindo Frankfurt, Duesseldorf e Berlim
A equipe de terra da Deutsche Lufthansa fará uma greve na próxima quarta-feira (27) em busca de uma reivindicação salarial de 9,5%. Greves e escassez de funcionários já forçaram companhias aéreas, incluindo a Lufthansa, a cancelar milhares de voos e causaram filas de horas nos principais aeroportos europeus.

Segundo reportagem da Reuters, a paralisação de funcionários nas unidades terrestres da Lufthansa nesta quarta-feira levará a cancelamentos e atrasos adicionais, disse o sindicato Verdi, pois inclui trabalhadores com tarefas importantes, como manutenção de aeronaves e remoção de aeronaves dos portões de embarque para que possam ir para a pista para decolar.

A Lufthansa disse que a paralisação é "incompreensível" e seria um fardo para passageiros e funcionários após o final da paralisação. A greve afetará aeroportos alemães, incluindo Frankfurt, Duesseldorf e Berlim.

No mês passado, Verdi exigiu um aumento salarial de 9,5%, ou pelo menos 350 euros a mais por mês por 12 meses, para cerca de 20 mil trabalhadores que, segundo ele, estão sendo pressionados pela inflação e sobrecarregados devido à falta de pessoal nos aeroportos.

A Lufthansa havia oferecido um aumento de 150 euros por mês para o restante deste ano e outros 100 euros a mais a partir do início de 2023, além de um aumento de 2% a partir de meados de 2023, dependendo dos resultados financeiros da empresa.

Verdi rejeitou a oferta, dizendo que era insuficiente para compensar a alta da inflação, que atingiu 8,2% na Alemanha em junho.

Os trabalhadores "precisam urgentemente de mais dinheiro e precisam de alívio - para si e para os passageiros", disse a vice-chefe de Verdi, Christine Behle, em comunicado.

Verdi e Lufthansa realizaram duas rodadas de negociações salariais até agora. Uma terceira está marcada para os dias 3 e 4 de agosto.

Tópicos relacionados