Artur Luiz Andrade   |   19/11/2022 12:50   |   Atualizada em 19/11/2022 13:31

Acidente com avião da Latam no Peru faz empresa cancelar voos no Brasil

Caminhão se chocou com avião e acidente causou a morte dos dois motoristas


Twitter/Enrique Varsi-Rospigliosi
Passageiro Enrique Varsi-Rospigliosi publicou em seu Twitter uma foto momentos após sair da aeronave: Quando a vida te dá uma segunda oportunidade
Passageiro Enrique Varsi-Rospigliosi publicou em seu Twitter uma foto momentos após sair da aeronave: Quando a vida te dá uma segunda oportunidade
Um Airbus 320Neo da Latam Airlines se envolveu em um acidente neste sábado, em Callao (próximo a Lima), no Peru, ao chocar-se com um caminhão no momento em que começava a corrida para decolar rumo a Juliaca. Os dois motoristas do caminhão, Angel Torres e Nicolas Gedea, morreram e a aeronave pegou fogo imediatamente, deslizando na pista por vários metros. Um terceiro profissional continua internado. Os bombeiros e funcionários da Latam conseguiram controlar o fogo e evacuar o avião. Segundo a Latam, não houve vítimas entre passageiros ou tripulantes. Por conta do acidente, o aeroporto Jorge Chávez está fechado e voos para Lima foram cancelados pela Latam, incluindo a partir do Brasil.

Por conta do acidente, a Latam também cancelou algumas ações no País, mas manteve a realização, na segunda-feira, de um evento que fará com o trade em São Paulo. Segundo a companhia, o evento acontecerá normalmente.

Leia as notas oficiais da Latam abaixo:

"A LATAM Airlines Peru informa que o voo LA 2213 (Lima – Juliaca) foi atingido por um caminhão de bombeiros que entrou na pista durante o seu processo de decolagem no Aeroporto Internacional Jorge Chávez. Não há vítimas fatais entre os 102 passageiros e 6 tripulantes. Por precaução, todos os passageiros e tripulantes foram encaminhados para centros de atendimento.

A LATAM Airlines Peru lamenta o falecimento de 2 bombeiros que estavam no veículo que colidiu com o avião, conforme informou a concessionária do Aeroporto Jorge Chávez, Lima Airport Partners."


SOBRE OS VOOS CANCELADOS

"A LATAM Brasil informa que cancelou quatro voos com origem e destino à Lima em função do fechamento do aeroporto local após a ocorrência com o voo LA2213 ( Lima-Juliaca) nesta sexta-feira (18).

São eles: JJ8100 das 19h35 de ontem (18) e JJ8104 das 04h05 da madrugada deste sábado (19), ambos da rota São Paulo/Guarulhos-Lima.


O JJ8105 (Lima-São Paulo/Guarulhos) de ontem (18) às 23h45 também foi cancelado, juntamente do JJ8139 (Lima-São Paulo/Guarulhos) de hoje (19) às 9h30."


REMARCAÇÕES E AEROPORTO FECHADO

Em outra nota a Latam fala sobre a situação do aeroporto e reforça o processo de remarcações, que inclui o pedido de reembolso total, caso o passageiro queira.

"O Grupo LATAM reitera que lamenta profundamente o falecimento dos bombeiros aeronáuticos Ángel Torres e Nicolás Santa Gadea e está atento às condições de saúde da terceira pessoa internada em um centro médico.

Em relação à situação operacional do Aeroporto Internacional de Lima, o terminal continua fechado por decisão da autoridade local. Nesse sentido, a companhia aérea reforça que todos os seus passageiros com voos de, para e com conexão no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, contam com as seguintes opções de flexibilidade de viagem:

Clientes com voos cancelados e/ou remarcados podem solicitar a alteração do bilhete para até 1 (um) ano após a data de sua compra, sem qualquer custo, ou solicitar o seu reembolso total.

Clientes com voos entre 19 e 21 de novembro podem solicitar a alteração sem custo para até 15 dias após a data original do voo ou o reembolso integral.

Os passageiros podem remarcar os seus voos diretamente na seção "Minhas viagens" do site LATAM.com. Além disso, recomendamos que os passageiros se informem sobre a situação do seu voo em LATAM.com antes de se deslocarem para o aeroporto.

O grupo lamenta os inconvenientes e se compromete a manter todos permanentemente atualizados sobre o ocorrido."

Há vídeos do acidente disponíveis em sites de notícia e redes sociais, como na seguinte reportagem do G1. Vários passageiros também postaram vídeos e fotos do acidente e dos momentos que se seguiram.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/11/18/em-aeroporto-do-peru-aviao-na-pista-de-decolagem-bate-em-caminhao-e-pega-fogo.ghtml

Tópicos relacionados