Artur Luiz Andrade   |   03/01/2023 09:19   |   Atualizada em 03/01/2023 14:23

Empresa aérea mais pontual do mundo é brasileira: Azul Linhas Aéreas

Empresa brasileira também lidera o ranking na América Latina


Divulgação
John Rodgerson, CEO da Azul LInhas Aéreas
John Rodgerson, CEO da Azul LInhas Aéreas

A brasileira Azul Linhas Aéreas conseguiu um feito inédito no relatório de pontualidade da Cirium 2022 On-Time Performance Review: foi a companhia aérea mais pontual do mundo e consequentemente também da América Latina, batendo as japonesas Ana e Jal globalmente e a panamenha Copa Airlines, que geralmente ganha o título na região.

Pelo segundo ano consecutivo, a Delta Air Lines foi homenageada com o Cirium Platinum Award por excelência operacional global. Este prêmio, segundo comunicado da Cirium, considera uma série de fatores, incluindo pontualidade, complexidade operacional e a capacidade de uma companhia aérea de limitar o impacto da interrupção do voo para seus passageiros.

Além do Cirium Platinum Award da Delta, e da liderança global e latino-americana em pontualidade para a brasileira, os demais vencedores nas outras regiões (On-Time Performance) foram a Delta Air Lines na América do Norte, Iberia para a Europa, Oman Air para o Oriente Médio e África e Thai Air Asia na Ásia-Pacífico.

A StarFlyer foi a companhia aérea líder de baixo custo em pontualidade e Haneda, no Japão, o aeroporto com melhor desempenho em todo o mundo.

TOP 10 GLOBAL

Um voo pontual é definido como um voo que chega dentro de 15 minutos da chegada programada ao portão. Para um aeroporto, é definido como partindo dentro de 15 minutos de sua partida programada.

Jeremy Bowen, CEO da Cirium, disse: “Recuperar as operações tão rapidamente após uma desaceleração forçada não é fácil e as companhias aéreas mais bem classificadas na avaliação de desempenho pontual de 2022 da Cirium merecem seu reconhecimento por essa conquista bem orquestrada. Parabéns à Delta Air Lines por seu excelente desempenho na revisão de desempenho pontual de 2022 da Cirium, bem como à Azul Linhas Aéreas por seu sucesso globalmente e na região da América Latina, levando seus passageiros a seus destinos a tempo, à medida em que o setor foi revivido em 2022.”

John Rodgerson, CEO da Azul, comemora e conta as razões para, de fato, considerar uma conquista importante e significativa para todos na companhia. “Na Azul, temos os Tripulantes mais apaixonados e obcecados pelo atendimento ao cliente. E esse atendimento sempre começa com a operação de uma companhia aérea pontual. Temos uma operação complexa voando para mais de 160 cidades ao redor do mundo, com diversos tipos de aeronaves, o que torna essa conquista ainda mais impressionante. Este é realmente um esforço de todos e tenho orgulho de fazer parte dessa equipe”, completa.

No ranking global, liderado pela Azul, aparecem ainda as japonesas Ana e Jal, em segundo e terceiro lugares, seguidos pelo grupo latino Latam Airlines, que tem operação no Brasil e sede no Chile, Delta Air Lines, o grupo colombiano Avianca, a árabe Emirates, United Airlines, Qatar Airways e American Airlines.

TOP 10 AMÉRICA LATINA


Na América Latina, também liderada pela Azul, vêm em seguida a Sky, do Chile, Copa, Latam, Avianca, Aerolíneas Argentinas, Aeroméxico e Volaris.

TOP 10 AEROPORTOS

Confira o relatório completo CLICANDO AQUI

Tópicos relacionados