Victor Fernandes   |   30/03/2023 14:24
Atualizada em 03/04/2023 22:33

American Airlines inicia demissões no time comercial do Brasil

Todo o time comercial da aérea no Rio de Janeiro, com seis profissionais, foi desligado. SP deverá sofrer

Divulgação
Robert Isom, CEO da American Airlines, afirmou que aérea enfatizará as reservas diretas
Robert Isom, CEO da American Airlines, afirmou que aérea enfatizará as reservas diretas
A American Airlines está demitindo profissionais de suas equipes comerciais antecedendo o início da distribuição de seus produtos via NDC, que começa neste sábado, 1º de abril. Toda a equipe comercial da aérea no Rio de Janeiro, que contava com seis profissionais, foi demitida. Nos Estados Unidos, informações indicam que 60% do time comercial da American locado em Miami já foi demitido também.

Em São Paulo, a nova estrutura está sendo definida entre hoje e amanhã. Um representante do RH veio dos EUA para conduzir o processo. As equipes operacionais no aeroporto e de reservas não devem ser afetadas.

Em fevereiro, a American Airlines anunciou que estava "reorganizando" sua equipe de vendas baseada na América do Norte. O vice-presidente de vendas globais Thomas Rajan disse que a equipe seria dividida em quatro verticais principais: corporativo, varejo, iniciativas de mercado e desenvolvimento operacional. Segundo Rajan, a American iniciou a reorganização para "poder se adaptar mais rapidamente às mudanças do mercado e fornecer soluções mais simples aos intermediários".

EFEITOS

Segundo reportagem do portal Travel Weekly, agências de viagens e TMCs já começaram a falar sobre uma redução no atendimento ao cliente da American Airlines após recentes cortes da companhia aérea. "Todos os americanos com quem estivemos em contato nos últimos um ou dois anos se foram. Não sobrou ninguém", disse Jay Ellenby, presidente da Safe Harbors Business Travel. "São entre 10 e 15 pessoas, do suporte às vendas. Todo mundo", completou

O resultado, disse Ellenby, foi uma queda acentuada na capacidade da Safe Harbors de receber suporte diário da American para tratar de problemas padrão para clientes, como cancelamentos de voos, alterações de horários e muito mais. "Para conseguir alguém com autoridade, é inexistente", disse ele, referindo-se ao contato com a equipe de suporte americana.

VENDAS DIRETAS

A American ainda não ofereceu detalhes sobre a magnitude dos cortes para sua equipe de vendas, embora o CEO Robert Isom tenha confirmado os cortes e os relacionado a um "realinhamento da força de vendas da companhia aérea e mudança da estratégia de vendas para enfatizar as reservas diretas".

"No momento, vemos muito mais crescimento de vendas diretas no ano passado e, com certeza, parte disso está relacionado à pandemia. Mas também devido à forma como as pessoas estão voando e como desejam interagir conosco", disse o Isom. "Você pode obter um itinerário melhor hoje em comparação com o passado lidando diretamente com a American porque você pode controlar mais o itinerário, você pode controlar mais sua experiência reservando diretamente", completou.

RESPOSTA DA AMERICAN AIRLINES
Algumas horas depois da publicação desta notícia, a American Airlines enviou resposta acerca deste tema. Segundo a companhia, são "mudanças para atender preferências do cliente". Para ler na íntegra, clique aqui.

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