Leonardo Ramos   |   30/05/2018 16:46

Conheça o projeto do A380 de luxo para executivos e chefes de Estado

Aeronaves privadas de luxo estão sendo desenvolvidas por empresa suíça, que deve converter A380s aposentados no transporte de alto padrão para executivos e chefes de Estado

Divulgação Sparfell & Partners
Design criado para aeronave de luxo, criado pela Winch Design
Design criado para aeronave de luxo, criado pela Winch Design
Converter um Airbus A380 usado em uma aeronave particular de luxo VVIP (considerado um nível acima do VIP): essa é a ideia da empresa suíça Sparfell & Partners, líder em comércio de aviões no país europeu.

Com a transformação, o avião seria dividido em duas áreas diferentes: uma no piso superior, reservada para área de luxo dedicada aos proprietários do avião; e uma no piso inferior, onde até 250 funcionários poderiam trabalhar.

Para o presidente da empresa, Philip Queffelec, o novo modelo VVIP A380 tem como objetivo ser um transporte de luxo para altos executivos, ou até de chefes de Estado. O preço seria inclusive uma pechincha, na visão de Queffelec: US$ 300 milhões, quase US$ 150 milhões abaixo do valor de um A380 totalmente novo da Airbus.

AS AERONAVES


Divulgação Sparfell & Partners
A Sparfell & Partners dispõe de quatro A380-800 para efetuar a conversão. Eles foram retirados da aviação comercial em novembro do ano passado quando a Singapore Airlines, que alugava as aeronaves, finalizou o contrato de locação com o grupo alemão Dr. Peters, proprietário dos aviões. Atualmente eles estão estacionados em Toulouse, na França, aguardando a possível transformação em uma aeronave privada de luxo.

Embora tenham acumulado inúmeras horas de voo em rotas de longa distância, as aeronaves eles tem muito menos ciclos (decolagem, voo e pouso) do que aviões menores; ou seja, boa parte de seu equipamento tem apenas meia-vida utilizada.

O projeto de conversão foi criado pela empresa suíça em parceria com a Winch Design, empresa britânica conhecida por desenvolver o design de iates de luxo, e com a Jet Aviation, grupo suíço especializado em manutenção e conversão de aviões.

Tópicos relacionados