Raphael Silva   |   21/06/2018 12:06

Tap inicia estreia mundial do A330-900neo; Brasil está na rota

Avião passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Recife

Divulgação/Tap
O novo jato da Airbus já conta com as cores da Tap na fuselagem
O novo jato da Airbus já conta com as cores da Tap na fuselagem
A Tap realiza entre ontem (20) e hoje os primeiros de uma série de voos deteste do Airbus 330neo, seu avião mais moderno.

O avião parte de Lisboa, de onde seguirá para o Rio de Janeiro, volta à capital portuguesa para, novamente, ir ao Brasil, com destino a São Paulo e Recife. De lá, partirá para Miami, nos Estados Unidos. O Portal PANROTAS vai acompanhar esse voo e irá trazer todas as novidades.

Até ao final do mês de junho, o A330neo prosseguirá o plano de voos de teste para Kuala Lumpur (Malásia), Manila (Filipinas), Jacarta (Indonésia), Bangcoc (Tailândia), e Maurícia. Por fim, na última etapa, o modelo voa para Nova Deli (Índia), Reykjavik (Islândia), Chicago e Atlanta (Estados Unidos), concluindo com o retorno à fábrica da Airbus em Toulouse o tour mundial.

Divulgação/Tap
A descida do concorrido avião da Tap
A descida do concorrido avião da Tap
“Esta passagem por Lisboa e pelo Brasil do novo A330neo, que em breve vai se juntar à nossa frota, materializa mais um marco importante no plano de transformar a Tap na companhia com uma das frotas mais modernas do mundo, permitindo a empresa continuar a afirmar Portugal como hub Europeu do transporte aéreo e a a Tap mo um player relevante entre a Europa, África e as Américas”, ressaltou o diretor executivo da aérea, Antonoaldo Neves.

Como etapa final da fase de certificação das aeronaves, estas avaliações são também conhecidos como testes de rota e incluem missões ETOPS, aterrissagens de desvio em aeroportos e testes de handling.

Depois de passar pela Europa, o A330neo irá para 15 dos principais aeroportos nos cinco continentes para que atinja 150 horas de teste de voo.

Os testes de comprovação de rotas são os últimos necessários para a Certificação de Tipo de Aeronave programada para este verão europeu.

Vale destacar que a Tap será a primeira companhia aérea do mundo a operar o novo A330-900neo. Depois da privatização, a empresa encomendou 53 novos aviões de última geração da Airbus. São 15 A320neo, 12 A321neo, 12 A321LR e 14 A330neo.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Tap, com proteção GTA



Tópicos relacionados