Filip Calixto   |   12/08/2019 10:15
Atualizada em 12/08/2019 10:16

Latam soma quase US$ 1 bilhão em investimentos no ano

Valor geral aportado em 2019 inclui melhorias em produto, renovação do plano de fidelidade, centro de manutenção e investimentos e tecnologia.

O ano de 2019 parece ter sido marcado no calendário da Latam como a temporada dos investimentos. Desde janeiro, a companhia aérea sacou de seus cofres e aportou em melhorias algo próximo a US$ 1 bilhão. Para os mais atentos, os resultados já começam a aparecer. No bojo dos investimentos feitos até aqui, quem puxa a fila são os chamados produtos. Foram US$ 400 milhões aplicados, sobretudo em compra e modernização de aviões. Mas não é só. "Foram ainda US$ 300 milhões na Multiplus, US$ 130 milhões no maior centro de manutenção da América Latina e cerca de US$ 50 milhões em investimentos em tecnologia", enumera o diretor de Vendas, Marketing e E-commerce da companhia, Igor Miranda.

Filip Calixto
Igor Miranda, diretor de Vendas, Marketing e E-commerce da Latam
Igor Miranda, diretor de Vendas, Marketing e E-commerce da Latam
"Quando se soma tudo isso dá quase o número de US$ 1 bilhão. Poucas companhias têm hoje essa capacidade", reforça o executivo. A fase investidora da aérea, segundo Miranda, está relacionada ao início de uma nova jornada na empresa. "Saímos da crise fortalecidos e com caixa. Estamos num novo ciclo de investimentos em produto e fortalecimento do programa de fidelidade. Vale lembrar que internalizamos a Multiplus, o que é um passo super estratégico para reforçar a proposta de valor para o passageiro", diz.

O momento renovado da empresa vai além do capital aplicado. Também está relacionado ao desempenho num de seus principais mercados: as viagens corporativas. No ranking da Abracorp, que considera o desempenho do primeiro semestre do ano, a Latam aparece em terceiro nas vendas nacionais e com o maior crescimento nas vendas internacionais.

O diretor comenta que há um processo interno que analisa o comportamento da companhia nos diversos mercados nos quais ela atua. E nas especificidades do atendimento ao corporativo, a avaliação é que os caminhos estão sendo trilhados no sentido certo. "Nossos indicadores mostram que estamos bem posicionados nesse mercado", enfatiza.

Voltando ao tema da fidelização, Miranda revela que há um plano em curso para mostrar aos mais de 30 milhões de associados os pormenores do programa. O projeto, que já saiu do papel, é uma web série com vídeos apresentados pelo presidente da Latam Airlines Brasil, Jerome Cadier, detalhando temas como acúmulo de pontos, resgate e benefícios. Os vídeos já começaram a ser enviados diretamente aos associados.

"Durante muito tempo as regras dos programas de fidelização, em geral, permanecerem complexas. O que fizemos foi simplificar essas regras e definir melhor uma proposta de valor adequada ao target", resume Miranda.


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