Leonardo Ramos   |   04/06/2018 16:12

Boeing fecha parceria com Safran para construção de APUs

Unidades Auxiliares de Energia (APUs) dos aviões da Boeing serão desenvolvidos em parceria com a Safran

Divulgação - Boeing

A Boeing anunciou hoje um acordo de joint venture com a Safran para construção de Unidades Auxiliares de Energia (APUs, ou Auxiliary Power Units em inglês) juntas e a um menor custo para os clientes.

O início da parceria, porém, ainda depende de aprovações jurídicas, incluindo autorização regulatória e antitruste. A previsão é que até o segundo semestre do ano o acordo seja selado oficialmente.

Uma APU é um motor de bordo usado principalmente para iniciar os motores principais e sistemas de aeronaves de energia em solo e, se necessário, em voo. A ideia da parceria, no longo prazo, é criar uma oferta competitiva e de menor custo ao combinar a tecnologia de ambas.

A Boeing e Safran terão uma participação de 50% cada na parceria, que será baseada nos Estados Unidos.

"Esta parceria estratégica alavancará o profundo conhecimento de aeronaves e clientes da Boeing, juntamente com a experiência da Safran em projetar e produzir conjuntos de propulsão complexos para oferecer soluções de serviços inovadoras aos nossos clientes", comentou o presidente e CEO da Boeing Global Services, Stan Deal.

A Safran atualmente já é fornecedora de componentes de alguns produtos da Boeing, como o motor Leap 1B da CFM, feito para o 737 MAX.

"Esta parceria não terá impacto em nossas orientações de 2018 nem em nosso plano de devolver o caixa de 2,3 bilhões de euros aos acionistas em 18 a 24 meses", comentou ainda o diretor executivo da Safran, Philippe Petitcolin.

Tópicos relacionados