Marcel Buono   |   04/06/2019 12:35   |   Atualizada em 04/06/2019 12:39

EUA aprovam joint venture entre American e Qantas

Pelo menos duas novas rotas devem ser lançadas dentro dos dois primeiros anos da parceria, conectando Brisbane, na Austrália, a Chicago e São Francisco

A American Airlines e a Qantas Airways anunciaram que tiveram o pedido de formação de uma joint venture aprovado pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT), nesta terça-feira (3). De acordo com as companhias aéreas, o objetivo é oferecer melhores opções e serviços para clientes que utilizam rotas entre a América do Norte e a Oceania.

Divulgação/Qantas
Airbus 380 da australiana Qantas
Airbus 380 da australiana Qantas
“A American e a Qantas apresentaram uma proposta convincente ao DOT que proporcionará benefícios significativos a milhões de viajantes, impulsionando o Turismo. Por mais de 30 anos, as companhias conectaram os dois países em parceria, mas agora, com esta joint venture, poderemos aprofundar essa relação para oferecer novas rotas, melhores conexões de voo e mais benefícios para passageiros frequentes”, disse o CEO da Qantas, Alan Joyce.

Segundo a proposta, pelo menos duas novas rotas devem ser lançadas dentro dos dois primeiros anos da parceria, conectando Brisbane, na Austrália, a Chicago e São Francisco, nos Estados Unidos. Voos envolvendo a Nova Zelândia também fazem parte dos planos.

Em 2016, quando os norte-americanos ainda estavam sob administração do presidente Barack Obama, as companhias já haviam tentado formar um negócio conjunto, porém, tiveram o pedido negado. Naquele momento, o governo alegou preocupações em relação à competição pelas rotas de longa distância.

American Airlines e Qantas são duas das sete companhias aéreas responsáveis pela fundação da Oneworld, em 1999. A aliança completou 20 anos em fevereiro deste ano.

Tópicos relacionados