Victor Fernandes   |   22/04/2021 17:20

Veja as recomendações de gestão de risco da OMS e da Iata para viagens

Iata sugere aos países cumprir as recomendações para viagens internacionais do Comitê de Emergência da OMS

Divulgação
Willie Walsh, diretor geral da Iata
Willie Walsh, diretor geral da Iata
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) está sugerindo aos países cumprir as recomendações sobre viagens internacionais do Comitê de Emergência de Regulamentos Sanitários Internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre testes e gerenciamento de risco durante a pandemia de covid-19. Em particular, a Iata destacou as seguintes recomendações para os governos:

“Não exija comprovante de vacinação como condição de entrada”
A Iata acredita que a liberdade de viajar através das fronteiras não deve ser limitada àqueles que podem ser vacinados. No entanto, apoia os governos que abrem fronteiras para aqueles que foram vacinados e que os testes também devem desempenhar um papel importante onde a vacinação não é possível. Juntos, teste e vacinação são medidas essenciais para os governos reabrirem suas fronteiras com segurança e restaurarem a liberdade de movimento enquanto gerenciam os riscos para a saúde pública.

“Implementar abordagens coordenadas, limitadas no tempo, baseadas em risco e baseadas em evidências para medidas de saúde em relação ao tráfego internacional”
A Iata apoia fortemente medidas baseadas em risco para gerenciar viagens internacionais com segurança. A maioria dos cientistas acredita que a covid-19 se tornará endêmica e que a sociedade precisará aprender a conviver com o vírus. A indústria de transporte aéreo gerencia múltiplos riscos - técnicos, naturais, geopolíticos etc. - para manter as operações seguras. Em linha com esta recomendação, a Iata continua a apelar aos governos para que trabalhem com a indústria para estabelecer planos para reconectar com segurança o seu povo e economias através do transporte aéreo com base em referências claras para reabertura e protocolos de teste e vacinação para gerir os riscos.

“Reduzir a carga financeira sobre os viajantes internacionais por medidas como testes, isolamento/quarentena e vacinação, de acordo com o Artigo 40 do Regulamento Sanitário Internacional”
A Iata acredita firmemente que as medidas governamentais de saúde pública para gerenciar os riscos do covid-19 não devem ser uma barreira financeira para viagens. Os Estados concordaram que o custo de medidas obrigatórias, como testes, deve ser suportado pelo governo no Artigo 40 do Regulamento Sanitário Internacional. Isso não deve ser esquecido em uma pandemia. Com o custo do teste de PCR de US$ 100 no mínimo e a necessidade de vários testes para uma única viagem, isso poderia facilmente tornar o voo inacessível para indivíduos e famílias - revertendo décadas de progresso para tornar a liberdade de viajar mais acessível. O mesmo se aplica a medidas de quarentena quando ordenadas pelos governos.

“Priorizar a vacinação para tripulações marítimas e aéreas”
A Iata apoia fortemente a recomendação de priorizar a tripulação aérea para vacinação. Irá proteger a tripulação e sustentar operações eficientes. Isso é extremamente importante durante a crise para as cadeias de abastecimento globais que transportam vacinas, medicamentos e equipamentos médicos necessários para combater o vírus.

Willie Walsh, diretor geral da Iata, afirmou: “Se implementadas, essas recomendações ajudarão os governos a gerenciar os riscos do covid-19, manter seus cidadãos seguros e proteger milhões de meios de subsistência que estão em risco. O objetivo é retornar com segurança a uma vida mais normal, incluindo a liberdade de viajar, enquanto administra os riscos do covid-19, que provavelmente permanecerão conosco por algum tempo. As companhias aéreas são especialistas em gestão de risco. Ele sustenta operações diárias seguras e confiáveis. Os governos devem aproveitar as capacidades do setor de aviação para ajudá-los a implementar medidas eficientes de teste e vacinação que possam substituir o instrumento contundente da quarentena. Isso poderia nos levar com segurança a um mundo mais normal, com liberdade para viajar e a oportunidade de ganhar a vida no setor”.

Padrões para documentação digital
O Comitê de Emergência também recomendou que “a OMS produza orientações e ferramentas provisórias relacionadas à padronização de documentos impressos e digitais de medidas de redução de risco relacionadas a viagens covid-19 (status de vacinação, teste de sars-cov-2 e status de recuperação de covid-19) em o contexto das viagens internacionais”.

A Iata apoia a recomendação. "Padrões globais seguros para credenciais de saúde em viagens são essenciais para evitar fraudes e facilitar o processamento eficiente de passageiros quando as viagens aumentam. A indústria está pronta, com o Iata Travel Pass, para gerenciar a documentação de teste e vacinação para viagens. Os governos também estão produzindo seus próprios aplicativos semelhantes. Mas, sem padrões globais, esses esforços permanecerão desarticulados e nunca atingirão seu potencial total", comunicou a associação.

Tópicos relacionados