Karina Cedeño   |   15/07/2022 15:55   |   Atualizada em 15/07/2022 16:07

Preço da passagem aérea aumentou 122% em um ano

Inflação do Turismo acumula alta de 41% em um ano e eleva custos das viagens


Serviços ligados ao Turismo estão 41,39% mais caros do que em 2021
Serviços ligados ao Turismo estão 41,39% mais caros do que em 2021
Um levantamento do Conselho de Turismo da FecomercioSP revelou que o preço das passagens aéreas aumentou 122,4% em um ano. O estudo, que tem como base dados do IPCA, do IBGE, também mostra que os serviços ligados ao Turismo estão 41,39% mais caros do que em 2021, quando se compara a inflação para o setor no mês de junho. A passagem aérea é a que mais contribui para essa carestia, com alta de 122,4% em 12 meses.

Embora o momento seja de alta temporada, fator que já contribui para o aumento do valor dos bilhetes, há outras questões influenciando os números. Dentre elas, o aumento do querosene de aviação e do dólar, além da limitação do aumento da oferta de assentos e da dificuldade de recomposição de mão de obra.

Porém, ainda que haja uma demanda reprimida pressionando os preços em função da temporada de férias, a elevação é reflexo, principalmente, da inflação nos custos das empresas, após dois anos de dificuldades e falta de apoio governamental, de acordo com a presidente do Conselho de Turismo da FecomerioSP, Mariana Aldrigui.

“A ausência de políticas claras para evitar a elevação das tarifas aéreas, por exemplo, cria outro problema sério: parte dos recursos movimentados pelos turistas – saindo das regiões de maior concentração de renda e permitindo o aquecimento da economia em destinos menores – acaba ficando ainda mais concentrada, levando à retração e ao desemprego nas regiões onde o Turismo mais faz diferença”, afirma Mariana.

Com a inflação do setor superando a média geral, os consumidores estão sentindo a disparada nos preços e repensando a programação das viagens. O Conselho de Turismo da FecomercioSP destaca que, até o momento, há uma retomada sólida da ocupação dos assentos, porém, é questionável se continuará desta forma ao longo do segundo semestre.


ITENS ATINGIDOS PELA INFLAÇÃO
A inflação do Turismo obteve variação mensal de 3,51% na passagem de maio para junho. Dentre os itens, o destaque foi a passagem aérea, que subiu 11,32%. Em segundo lugar, ficaram os serviços de cinema, teatro e concertos, com variação mensal de 1,51%. O preço do pacote turístico também aumentou (1,5%), assim como o da hospedagem (0,47%). Os únicos a apresentar queda foram aluguel de veículos (-2,44%) e ônibus interestadual (-0,08).


Regras para reembolso estendidas
A sanção da lei 14.390/2022, que estendeu o prazo para que as empresas dos setores de Turismo e eventos reembolsem os consumidores por cancelamentos ocorridos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022, contribui para a saúde financeira desses negócios. O prazo de devolução dos recursos passou a ser de sete dias no início do ano, justamente quando a covid-19 surpreendeu negativamente a economia, com a variante ômicron.

Diante da nova onda de cancelamentos provocada pela variante, a FecomercioSP solicitou às autoridades responsáveis que prorrogassem os efeitos da lei, já que não seria possível atender toda a demanda de reembolso sem prejudicar gravemente os negócios, já tão impactados pela pandemia.

Para os cancelamentos ocorridos em 2020 e 2021, o reembolso segue até 31 de dezembro deste ano.

Tópicos relacionados