Victor Fernandes   |   21/07/2022 12:45   |   Atualizada em 21/07/2022 12:49

Voos internacionais no Brasil crescem 1.700% desde a pandemia

A malha aérea internacional opera, atualmente, com mais de 76% de sua capacidade registrada em 2019

Divulgação GRU
A malha aérea internacional opera, atualmente, com mais de 76% de sua capacidade registrada em 2019
A malha aérea internacional opera, atualmente, com mais de 76% de sua capacidade registrada em 2019
Pesquisa da Embratur revelou que, em junho de 2022, a malha aérea internacional brasileira registrou novo aumento, com 3.806 chegadas, o equivalente a um crescimento de 1.703,32% nos voos em relação a abril de 2020, data de início das restrições impostas pela pandemia de covid-19. De janeiro a junho de 2022, outros 84 voos já entraram em operação e 36 frequências foram adicionadas.

O acréscimo na conectividade em junho comparado a maio foi de 7,29%, entretanto, na comparação com junho de 2021, o salto foi de 355,36%. “No mês de junho, continuamos num período de baixa temporada para os turistas, mas, mesmo assim, a oferta de voos e assentos aumentou. A outra boa notícia é que, em julho, mês que tradicionalmente verificamos aumento da movimentação, ainda mais voos internacionais irão operar para o Brasil”, comemorou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

De acordo com a pesquisa da Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo (GICMT) da Embratur, o aumento expressivo da conectividade continuará até o início de 2023, com 84 novos voos previstos até fevereiro do ano que vem. Além disso, a Anac também está prevendo 56 voos para mais de 20 destinos internacionais até dezembro deste ano, conforme levantamento feito pelo Portal PANROTAS.

MAIS CONECTIVIDADE
A empresa aérea Gol começou, em maio, a operar mais voos internacionais de Buenos Aires, Miami e Orlando para Brasília, com quatro frequências semanais. Para novembro, a previsão é de iniciar a rota entre as cidades de Buenos Aires e Natal, além de retomar, até dezembro, 100% dos destinos na Argentina, que havia em 2019.

Já a United Airlines retomou os voos Chicago/São Paulo e Houston/Rio de Janeiro neste primeiro semestre. A Lufthansa também contribuiu para o aumento da oferta de conectividade, com a volta das operações Munique para o Rio de Janeiro. Em outubro, a Eastern Air prevê o incremento de voos de Miami e Nova York para Belo Horizonte.

Neste mês, a Latam anunciou a retomada de voos das cidades de Roma e Milão para São Paulo. A princípio, os voos serão com três e quatro frequências semanais respectivamente.

A Delta Air Lines também está ampliando sua operação no Brasil. Atualmente, opera com dez voos semanais para o País – sendo diários São Paulo/Atlanta e três frequências semanais São Paulo/Nova York – e planeja retomar 100% da capacidade ainda este ano. Já em outubro, a empresa norte-americana anunciou que São Paulo terá sua capacidade máxima restabelecida, com a rota Guarulhos/Nova York voltando a ser diária.

A low-cost colombiana Viva Air anunciou o início da operação de voos para o Brasil, incialmente por São Paulo. A partir de outubro, a conectividade será de quatro voos semanais entre Medelín e Guarulhos.

A Iberia Líneas Aéreas, da Espanha, também anunciou o retorno da conectividade com o Rio de Janeiro. A partir de outubro, a rota Madri/Rio estará restabelecida, com três frequências semanais.

TRÁFEGO INTERNACIONAL
A malha aérea global também vem crescendo a cada novo mês. De acordo com o último balanço da Iata, o tráfego total de maio de 2022 aumentou 83,1% em relação a maio de 2021. Atualmente, corresponde a 68,7% dos níveis pré-crise pandêmica.

Ranking de chegadas de voos internacionais ao Brasil em junho de 2022

  1. Buenos Aires: 810 voos;
  2. Lisboa: 429 voos;
  3. Panamá: 303 voos;
  4. Santiago: 253 voos;
  5. Bogotá: 176 voos;
  6. Miami: 146 voos;
  7. Paris: 124 voos;
  8. Montevidéu: 107 voos;
  9. Madri: 103 voos;
  10. Lima: 94 voos.

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