Henrique Santiago   |   08/01/2019 18:10

Iata realiza primeiro teste com solução de pagamento direto

O acordo foi realizado em parceria com o Ipagoo, empresa de serviços financeiros do Reino Unido

Pixabay
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) realizou a primeira transação de compra de passagem aérea do sistema Iata Pay em um ambiente de teste ao vivo. O acordo foi realizado em parceria com o Ipagoo, empresa de serviços financeiros do Reino Unido.

A entidade está incumbida de desenvolver uma solução para que as transportadoras aéreas disponibilizem essa opção de pagamento em seus sites aos consumidores que compram uma passagem aérea diretamente do site de uma companhia.

LEIA TAMBÉM:
NDC: fato ou ficção? Iata abre o jogo sobre o novo padrão

O uso da tecnologia é possível graças à segunda Diretiva de Serviços de Pagamento da Comissão Europeia (PSD2) e ao regulamento de Open Banking do Reino Unido. Esses regulamentos incentivam o uso das chamadas transações de débito direto, em que os pagamentos são descontados da conta bancária do cliente e transferidos diretamente para a conta bancária do comerciante.

Esse método oferece um" nível muito alto de segurança" tanto para o usuário quanto para quem recebe o pagamento, que pode ser feito de maneira instantânea, garante a Iata.

O teste ao vivo com o Ipagoo foi realizado na estrutura do Open Banking do Reino Unido com as companhias aéreas participantes do Iata Pay, incluindo a Cathay Pacific Airways, a Scandinavian Airlines e a Emirates.

Iata pede melhorias na aviação da América Latina e Caribe

De acordo com a entidade, as vantagens do Iata Pay são: opção de pagamento mais barata quando comparada às demais; segurança superior; fluxo de caixa mais rápido, com pagamento imediato para a companhia aérea; processo de pagamento mais simples, resultando em menos vendas perdidas; e para os consumidores, os benefícios incluem o acesso a um novo método de pagamento mais simples e altamente seguro.

A associação também trabalha com o Deutsche Bank em um protótipo para a Europa, excluindo o Reino Unido, começando pelo mercado alemão, que deve passar por testes no início de 2019.
Depois disso, a Iata validará o conceito com a intenção de expandi-lo para outras regiões, ainda sem revelar quais.

Tópicos relacionados