Beatrice Teizen   |   20/09/2021 16:49   |   Atualizada em 20/09/2021 16:50

Portugal diz que reconhecimento de certificado deve ser mútuo

Embaixada portuguesa no Brasil esclareceu que regras para viajar ao país continuam as mesmas

Embaixada de Portugal no Brasil diz que reconhecimento de certificado de vacina contra a covid-19 deve ser mútuo
Embaixada de Portugal no Brasil diz que reconhecimento de certificado de vacina contra a covid-19 deve ser mútuo
A Embaixada de Portugal no Brasil enviou um comunicado à imprensa após as notícias do reconhecimento por parte do país português dos certificados de vacinação emitidos pelo País. Segundo o órgão, para ter efeito, é necessário, no entanto, que o documento seja reconhecido de forma mútua e recíproca.

Confira a declaração a seguir.

"Na sequência de notícias na comunicação social brasileira a respeito do reconhecimento por Portugal dos certificados de vacinação emitidos por outros países, nomeadamente pelo Brasil, a Embaixada de Portugal vem esclarecer que, à luz do Despacho n.º 9241-A/2021, de 17 de setembro, esse reconhecimento só terá efeito quando for mútuo e recíproco.

Até ambos os países reconhecerem, em condições de reciprocidade, a validade dos respetivos certificados de vacinação, as regras para viajar do Brasil para Portugal mantêm-se iguais às anunciadas no passado dia 1 de setembro, sendo apenas necessário apresentar um teste negativo PCR ou antígeno, com 72h ou 48h de antecedência, respectivamente.

Desde essa data, todos os passageiros oriundos do Brasil – sejam ou não vacinados contra a COVID-19 – passaram a poder viajar para Portugal por quaisquer razões, incluindo turismo, não sendo obrigados a fazer quarentena à chegada."


Tópicos relacionados