Filip Calixto   |   28/05/2020 16:17   |   Atualizada em 29/05/2020 10:55

Reacomodar datas é maior desafio para eventos afetados pela pandemia

Live Check Point debateu o horizonte dos eventos perante a pandemia e como será a retomada.

Getty Images
Agenda de eventos tem segundo semestre cheio
Agenda de eventos tem segundo semestre cheio
O reagendamento de eventos que já tinham data marcada foi apontado como o principal desafios para empresas que tiveram que enfrentar de frente as consequências da pandemia do novo coronavírus quando chegou ao Brasil. Em live do Check Point, projeto da PANROTAS e Imaginadora, com apoio R1, realizada hoje, diferentes empresas desse segmento apontaram a reacomodação das feiras como a questão mais sensível desde o início da crise.

Na maior parte dos casos, encontros agendados para o primeiro semestre foram encaixados na segunda parte do ano e, em alguns casos, até lançados para 2021. A lógica para isso envolveu o encurtamento de prazos de montagem e desmontagem, mudanças de características em alguns encontros e compreensão de diferentes atores do setor.

"Num primeiro momento, nosso trabalho foi reacomodar o primeiro no segundo semestre, o que foi muito difícil pelo tamanho do equipamento que temos", revela a head comercial do complexo paulistano Expo Centro Norte, Claudia Coelho. Nessa tarefa, segundo a executiva, o empreendimento contou coma boa vontade de organizadores e empatia para o momento.

A estratégia, contudo, pode ser reorganizada se o cotidiano da cidade não for retomado em breve. "A primeira feira no nosso calendário de retomada está marcada para agosto. Mas ainda dependemos de como as fases do governo vão ser interpretadas e se comportar para a reabertura", afirma.

Quem também apontou o reagendamento como um desafio foi João Paulo Piccolo, da Nürnbergmesse Brasil. Segundo o executivo, quando as primeiras notícias de contágio por covid-19 começaram a aparecer a adoção do home office foi a ação número um na empresa. A segunda foi o reagendamento de feiras. "Tivemos grande parceiros e aliados nesse momento tão sensível e conseguimos realocar datas", conta.

"Movimentamos cinco eventos para o segundo semestre e agora estamos trabalhando nos formatos, apostando em eventos mais compactos e inserindo tecnologia", afirma.

Com seu último evento realizado um dia antes da proibição de eventos públicos em Pernambuco, a Insight Feiras & Negócios adiou um de seus principais eventos, a HFN (Hotel & Food Nordeste), para março de 2021. "Ainda temos uma feira do setor de saúde marcada para outubro e acreditamos que irá acontecer", diz Tatiana Menezes, uma das diretoras da empresa.

Tatiana ainda comenta que, como adaptação ao momento, a companhia criou um encontro on-line, que vai ocorrer em junho, reunindo hoteleiros independentes. "A meta era termos um mil inscritos e já conseguimos 1,6 mil, revelando boa aceitação", aponta.

EVENTOS DO TURISMO SEGUEM CONFIRMADOS
Ainda dentro do tema de reagendamentos, a executiva do Expo Center Norte confirmou a realização dos dois principais eventos do Turismo nacional - Abav Expo e WTM Latin America - no segundo semestre. "Falo com a Magda e a Luciane Leite toda semana", disse ela, recomendando que a Secretaria de Turismo apoie mais esses eventos, pois movimentam toda a cadeia e serão fundamentais na retomada do Turismo.

O evento da Abav está marcado para os dias 23, 24 e 25 de setembro. Já a WTM está agendada para outubro, entre os dias 19 e 21.

O Check Point é uma parceria da PANROTAS com a Imaginadora, e com apoio da R1. A live completa pode ser vista na integra no vídeo abaixo.

.

Tópicos relacionados