Beatrice Teizen   |   18/06/2021 16:06   |   Atualizada em 18/06/2021 16:07

Webinar do Movimento Supera Turismo foca em tendências e desafios

Evento on-line, realizado na última terça (15), reuniu membros do conselho de entidades signatárias

A comemoração do 1º aniversário do Movimento Supera Turismo Brasil foi realizada na última terça-feira (15), por meio de webinar, com a presença dos integrantes da iniciativa e imprensa. O evento reuniu membros do conselho de entidades signatárias e os participantes nortearam suas manifestações pelo tema ‘Tendências e desafios para o Turismo e qual o papel de cada um nesse novo cenário’.

Divulgação
Webinar do Movimento Supera Turismo foca em tendências e desafios
Webinar do Movimento Supera Turismo foca em tendências e desafios
Os convidados da reunião virtual foram Eduardo Sanovicz, presidente Abear, Marco Ferraz, presidente da Clia, Orlando Souza, presidente do Fohb, Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa, e Gervasio Tanabe, presidente executivo da Abracorp.

Além de responderem às perguntas feitas pelos mediadores, depois da apresentação em vídeo, os participantes falaram sobre os maiores desafios superados até aqui, como entidades, e o que esperam para os próximos meses, com novos desafios nos cenários que estão prevendo.

Sanovicz resumiu o rol de providências e superações da indústria representada pela Abear. E lamentou que “o último desafio foi aquele que nós não vencemos. Pedimos, sem sucesso, a concessão de linhas de crédito pelo ministério da Economia”. Comentou também que a atitude destoa daquelas tomadas por governos do mundo inteiro.

Ferraz falou da paralisação dos cruzeiros marítimos desde 13 de março de 2020, desafios logísticos para estacionar frota de navios associada à Clia e mobilização de especialistas, médicos e cientistas para criação dos protocolos biossanitários para navios de cruzeiro. “Com os protocolos, entramos em ritmo de retomada. EUA retomam dia 26 de junho. Cerca de 30% da nossa frota já se movimenta.”

Já Souza fez uma rápida digressão a partir da segunda quinzena de março de 2020, quando a hotelaria nacional exibiu taxa de ocupação zero. “Com taxa de ocupação zero, o que gerou de positivo foi a percepção, por todas as redes hoteleiras, de que ali não havia mais concorrentes. Era preciso recuperar em conjunto. Ao mesmo tempo, verificou-se o espírito de união entre as entidades representativas do setor.”

“Acho que já não estamos mais no momento de falar em desafios superados. Quando olho para trás, noto o volume gigantesco de trabalho desde o início da pandemia. Temos de aprender como lidar com o futuro, como os EUA já estão fazendo. Mas minha grande dúvida é o que nós aprendemos com essa pandemia”, disse Magda.

Nedelciu citou o caráter transversal do Turismo, do ponto de vista dos operadores. Contou ainda os esforços que a Braztoa realizou para manter os associados informados. “Temos feito contatos no mundo todo, para acompanhar a dinâmica de novos produtos turístico para a retomada pós-pandemia. Acredito muito na superação e no futuro do Brasil, enquanto destino turístico.”

“Todos nós e as entidades que representamos somamos esforços pela superação. Enfrentamos o problema do custo do capital, para a sobrevivência das associadas Abracorp, mas não adiante sobreviermos se isso não ocorrer, também, com os nossos fornecedores. Tivemos um profundo aprendizado. O fato é que a retomada já está acontecendo. E, certamente, entraremos, em breve, numa onda positiva”, finalizou Tanabe.

Tópicos relacionados