Filip Calixto   |   29/05/2020 11:39   |   Atualizada em 29/05/2020 11:40

Presidente do Sebrae fala sobre apoio a empresas do Turismo

Carlos Melles participou de uma live com os CEOs do Festuris Gramado.

Divulgação
O presidente do Sebrae Brasil, Carlos Melles, participou da live com Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, do Festuris
O presidente do Sebrae Brasil, Carlos Melles, participou da live com Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, do Festuris
O presidente do Sebrae Brasil, Carlos Melles, participou ontem (28) de uma live promovida pela organização do Festuris Gramado (Festival Internacional de Turismo), com os CEOs do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Na pauta, estava a discussão sobre o empreendedorismo no Brasil no pós-pandemia. Na ocasião, o executivo destacou as ações da organização para oferecer apoio às micro e pequenas empresas brasileiras durante a crise e discutiu caminhos para a retomada do setor do Turismo após o período de isolamento social.

Melles sublinhou o empenho do governo federal na adoção de medidas emergenciais e ressaltou que um dos maiores desafios é ampliar o acesso ao crédito para os pequenos negócios. De acordo com ele, a parceria com a Caixa Econômica para permitir financiamentos por meio Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), já contabiliza R$ 700 milhões em crédito concedido para os donos de micro e pequenas empresas, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEI).

"Temos um grande desafio, mas também temos opções para dar a volta por cima. O Sebrae tem se dedicado diariamente na busca de soluções para os empresários que estão com dificuldades, inclusive com foco na criação de um programa de refinanciamento de dívidas (Refis) para salvar as empresas depois da crise", revelou o presidente.

O representante do Sebra também falou diretamente aos empresários do segmento pedindo para que utilizem o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que disponibiliza linha de financiamento para empresas de Turismo. Segundo ele, o Sebrae e a Embratur têm condições de fazer créditos complementares para os pequenos negócios nesse momento de dificuldade.

Durante a live, os representantes do Festuris salientaram o protagonismo das micro e pequenas empresas no desenvolvimento do Brasil. "Todas essas medidas do governo e do Sebrae são vitais para nós, empresários. Trata-se da sobrevivência da nossa atividade econômica, que gera empregos e renda em todo o País", comentou Zorzanello.

Por fim, Melles destacou a grande capacidade de retomada do Turismo brasileiro após a crise. "Acredito que o Turismo será um dos setores que vai se recuperar mais depressa porque as pessoas estão ávidas por momentos de lazer e relaxamento".

Tópicos relacionados