Victor Fernandes   |   18/05/2020 17:51   |   Atualizada em 19/05/2020 14:55

Abordagem financeira conservadora é vital para operadoras

Operadoras que buscam ajuda adicional dos investidores repetidamente criarão dividas maiores.

Shutterstock
De acordo com a Global Data, as empresas de viagens que buscam ajuda adicional dos investidores repetidamente não apenas danificarão os balanços futuros devido ao aumento dos níveis de dívida, mas também terão impacto na credibilidade da marca. Uma abordagem conservadora é fundamental para as empresas de viagens que obtiveram investimento financeiro, pois a duração do impacto do covid-19 permanece incerta, afirmou a empresa líder em análise e dados.

"Garantir investimentos adicionais tem sido uma medida necessária, mesmo para operadoras maiores, como Expedia, Booking, Tui e Trip, como forma de enfrentar a tempestade atual. Aqueles que obtiveram capital adicional estão, sem dúvida, em uma posição melhor para sobreviver a esse evento no curto prazo. Embora tenha sido necessário financiamento adicional para sobreviver, uma vez que os pacotes governamentais normalmente não envolvem apoio a grandes organizações, altos níveis de dívida podem ameaçar os balanços patrimoniais no futuro próximo", afirmou a analista de viagens e Turismo da Global Data, Johanna Bonhill-Smith.

A Expedia garantiu originalmente US$ 1,9 bilhão em um contrato de crédito rotativo, mas na semana passada a administração buscou US$ 3,2 bilhões adicionais em financiamento de private equity. Esse crédito adicional, sem dúvida, oferece à empresa uma almofada extra vital para suportar os impactos do covid-19 por um período mais longo.

"Os preços das ações também sofreram uma queda significativa, o que prejudica a credibilidade de uma marca e o potencial apelo. Os investidores, no entanto, permanecem fiéis por enquanto, pois a indústria de viagens é conhecida por sua resiliência. Uma abordagem conservadora permanece vital, pois os fundos se esgotam se não forem gerenciados com cuidado. As empresas agora precisam ser pragmáticas no planejamento e draconianas com o investimento, como se as ações não fossem bem pensadas, isso poderia levar à sua queda ou à uma posição mais fraca a longo prazo, um cenário que permanece altamente indesejável", completou Johanna.

Tópicos relacionados