Artur Luiz Andrade   |   04/05/2020 20:41   |   Atualizada em 04/05/2020 20:47

Associação cria manual de recomendações para reabertura do Turismo

Associação cria manual de recomendações para reabertura de empresas de turismo nos EUA


Renato Machado
Roger Dow
Roger Dow

Enquanto uma vacina não chega e o novo coronavírus continua circulando entre nós e contaminando e matando pessoas, o mundo precisa encontrar formas de voltar a funcionar em segurança. Na indústria de Viagens e Turismo não é diferente e em um dos setores mais atingidos pela crise diversos protocolos estão sendo desenhados para hotéis, aeronaves, aeroportos, parques temáticos, cruzeiros marítimos...

Na China, por exemplo, os parques começam a reabrir e o uso de máscaras pelos frequentadores e funcionários é uma das medidas adotadas, além de incentivo ao distanciamento, restaurantes com parte da capacidade apenas e mais higienização pessoal e de equipamentos. A medição de temperatura dos clientes, testagem se os frequentadores têm o vírus ou anticorpos e procedimentos sem a necessidade do toque são outras medidas sendo adotadas.

Nos Estados Unidos, a U.S. Travel Association criou, com apoio de outras entidades e de especialistas médico, um manual com sugestão de medidas para a reabertura das empresas de Viagens e Turismo.

“À medida que as viagens são retomadas, os viajantes precisam confiar que as medidas de segurança estão vigorando desde o momento em que saem de casa até seu retorno ao lar”, disse o presidente da US Travel, Roger Dow.

Acesse aqui o manual, chamado de Travel in the New Normal (Viagens no Novo Normal), que tem como objetivo “reduzir os riscos da covid-19 e ajudar a comunicar ao longo de cada passo da jornada do viajante”. “Tenham certeza de que a indústria não irá encorajar as pessoas a viajar até que nós saibamos que é seguro (viajar)”, afirmou.

O manual é dividido em capítulos. Confira a seguir.

BARREIRAS DE PROTEÇÃO
Nessa parte, são recomendadas medidas para evitar a transmissão e o contato físico, o que pode envolver novos processos operacionais, novo fluxo de clientes e novas práticas pelos funcionários.


Divulgação

Entre as recomendações estão a higienização das mãos (que evita a transmissão em cerca de 50%), uso de máscaras e luvas, criação de barreiras físicas (como painéis transparentes entre o cliente e o funcionário), o distanciamento físico (como em filas, restaurantes e atrações), alternativas de atendimento (como entrega de delivery nas calçadas, pedidos on-line, check-in pelo app) e uma política de conscientização dos envolvidos (ainda há muitos que furam as recomendações de ficar em casa, por exemplo).

Todos os processos que puderem ser feitos sem o toque do cliente e do funcionário (como pagamentos, check-in, identificação do cliente e uso de amenidades em hotéis) são encorajados.

HIGIENIZAÇÃO INTENSIFICADA
A limpeza e sanitização de ambientes deve ser reforçada. Da higienização mais frequente de ambientes aos hábitos dos funcionários, cada empresa vai tomar medidas adequadas a seus negócios. Já há inclusive empresas e países investindo em certificados de limpeza. Álcool gel e produtos de higienização devem estar à disposição dos clientes.

TESTES DE SAÚDE
Empresa de Turismo também são incentivadas a promover a testagem de clientes e funcionários e medição de temperatura (sem toque). Funcionários com sintomas ou que testem positivos devem ficar isolados em casa. Clientes com a mesma situação devem ser comunicados que também devem se isolar e buscar auxílio médico se necessário.

ALIMENTOS E BEBIDAS
O setor de Alimentos & Bebidas passa a ter novos protocolos e práticas. A Associação Nacional de Restaurantes e a FDA mantêm protocolos e recomendações para a reabertura de restaurantes e o consumo de alimentos fora do lar.

O documento reforça que a responsabilidade é de todos os envolvidos em um processo de viagem, desde que o viajante sai de casa, até seu retorno.

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