Beatriz Contelli   |   26/06/2020 13:49

Catedral Imperial, em Petrópolis (RJ), passa por restauração

Com previsão de começar em agosto, a empreitada vai contribuir para incrementar a economia da cidade

Um dos principais monumentos do Centro Histórico de Petrópolis (RJ), a Catedral de São Pedro de Alcântara vai passar pela maior restauração de sua história. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, aprovou o projeto de intervenções, proposto pela Mitra Diocesana de Petrópolis.
MTur
Com previsão para começar em agosto, as intervenções irão recuperar elementos artísticos e incrementar a economia da cidade
Com previsão para começar em agosto, as intervenções irão recuperar elementos artísticos e incrementar a economia da cidade
A execução ainda conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que, por meio do BNDES Fundo Cultural, vai investir R$ 13,1 milhões para revitalizar a fachada e os ambientes internos do edifício, além de implementar uma galeria de exposições.

As intervenções vão permitir a reabertura do mausoléu no qual se encontram os restos mortais da família imperial. Atualmente, todas as áreas superiores da catedral - órgão, coro, torres e telhado -, assim como o mausoléu, encontram-se fechados para visitação. As obras estão previstas para começar em agosto.

Empresas e trabalhadores locais vão executar a empreitada de modo a incrementar a economia da cidade. A restauração vai ser dividida em três ações. A parte externa abrange a recuperação da cobertura, do madeiramento estrutural, dos elementos de ornamentação e das calhas; bem como a recolocação das rosáceas. Além disso, as intervenções incluem a modernização da parte elétrica da igreja e a instalação do sistema de combate a incêndio. Também serão realizados o restauro e a requalificação interna, com recuperação de elementos artísticos.

Destaca-se no projeto a implantação de uma galeria expositiva nos dois primeiros pavimentos da torre que antecedem o sino. Nas cúpulas e agulhas, serão instaladas uma passarela e telas de projeção, tanto para contar a história da construção do templo quanto para exibir documentos históricos da fundação da cidade. Esta nova área vai viabilizar o acesso do público à torre: no alto dos 70 metros de altura, exibe uma vista panorâmica da cidade.

Tópicos relacionados