Beatriz Contelli   |   09/07/2020 09:45

Programa Bandeira Azul promove certificação de praias brasileiras

O programa analisa a qualidade da água, além da acessibilidade e o compromisso com o meio ambiente

O Programa Bandeira Azul, uma espécie de selo ecológico, irá reconhecer 24 atrativos naturais para a temporada de verão de 2020/21 no Brasil. O título de 18 praias e seis marinas brasileiras foi pré-aprovado pelo programa e a lista oficial deve ser divulgada em outubro, após reunião do júri internacional, do qual o Ministério do Turismo faz parte. Este ano, cinco novas praias poderão receber o selo: três localizadas em Santa Catarina, uma na Bahia e uma no Rio de Janeiro. As outras 13 praias e seis marinas concorrem para a manutenção do título.

Divulgação
Entre os requisitos, o programa analisa a qualidade da água, além da acessibilidade e o compromisso com o meio ambiente
Entre os requisitos, o programa analisa a qualidade da água, além da acessibilidade e o compromisso com o meio ambiente
Para obter a certificação Bandeira Azul, desenvolvida pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos Foundation for Environmental Education, o programa analisa a qualidade da água com exames periódicos de balneabilidade, além de infraestrutura, segurança, acessibilidade e o compromisso das comunidades com o meio ambiente e a sustentabilidade dos destinos turísticos.

Além do MTur, também fazem parte do júri do Programa no Brasil os ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a Secretaria do Patrimônio da União, a Associação Náutica Brasileira, a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, a Fundação SOS Mata Atlântica e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

Anualmente, as entidades se reúnem para aferição do cumprimento dos critérios e deliberação sobre quais praias, marinas e embarcações serão submetidas ao júri internacional.

Tópicos relacionados