Marcos Martins   |   30/10/2019 19:07

SP inaugura MIS Experience e lança atração de Leonardo da Vinci

Novo espaço tem dois mil metros quadrados e sua estreia acontece com exposição que comemora os 500 anos do artista conhecido globalmente


Governo do Estado de SP
Governador João Doria lança espaço com secretários
Governador João Doria lança espaço com secretários
O Governador de São Paulo, João Doria, inaugurou hoje o novo museu do Governo do Estado, o MIS Experience. A abertura ao público será neste sábado, dia 2 de novembro. A atração ocupa um galpão de dois mil metros quadrados e com dez metros de pé direito, onde funcionava a antiga marcenaria da TV Cultura. A proposta é aproximar a arte do público a partir de uma experiência sensorial.

A nova unidade do Museu da Imagem e do Som, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, criado em parceria com a Fundação Padre Anchieta, foi totalmente adaptada para receber exposições imersivas.

Com capacidade para receber cerca de mil pessoas por hora, o MIS Experience contou com um investimento de R$ 8,5 milhões, desde a reforma do prédio até os custos com a montagem da exposição. Os recursos foram financiados integralmente pela iniciativa privada com patrocínios de Bradesco, Cielo, Fiat, Pirelli, Sabesp e Vale S/A.

“Aqui será o MIS Experience, definitivamente a segunda casa do MIS em São Paulo. O MIS manterá suas instalações na Avenida Europa, com mostra tradicionais e de grande sucesso”, afirmou o governador sobre o novo espaço de exposições culturais de São Paulo. “Quero fazer uma ênfase muito especial às empresas que apoiaram essa iniciativa, investimento 100% suportado por elas. A contribuição do Estado foi a organização, a operação e a cessão do espaço para esse novo MIS que já é um sucesso. Foram 14 mil ingressos vendidos de imediato, na abertura da bilheteria. Temos expectativa de um número recorde de pessoas pela emoção que a mostra vai provocar.”

Para abrir as portas do MIS Experience, haverá a exposição “Leonardo da Vinci - 500 Anos de um Gênio”. O formato leva ao público a oportunidade de interagir de maneira diferente com uma obra de arte. Por meio de uma exclusiva galeria com projeções, o visitante terá uma experiência imersiva inédita no País e vai conhecer a fundo a vida e o legado de Da Vinci.

Governo do Estado de SP
Coletiva de apresentação do MIS Experience
Coletiva de apresentação do MIS Experience
“Esse espaço coloca São Paulo em um patamar diferenciado na questão da cultura, pois é o primeiro espaço de imersão e projeção que existe na América Latina. Poucos lugares no mundo têm esses espaços destinados à obra de arte. Tenho certeza que esse espaço será um novo polo cultural na cidade, aqui na Água Branca”, comemora o diretor do MIS, Marcos Mendonça.

São 18 áreas temáticas em que os visitantes terão uma experiência multissensorial com animações gráficas em alta definição, combinadas a conteúdo multimídia e narrativa em áudio. A exposição também oferece ao público a oportunidade de não apenas ver, mas interagir com cerca 100 obras exclusivas, incluindo máquinas, reproduções em tamanho real, animações e informações de seus trabalhos mais notáveis, e versões em tela tátil de seus códices.

O endereço é Rua Vladmir Herzog, 75, e o funcionamento acontece de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.

Tópicos relacionados