Leonardo Ramos   |   11/06/2018 16:14

Os festivais do Porto e a facilidade de reunir estrangeiros em shows

Eventos devem ser explorados como justificativa para viajar

Renato machado

Os eventos podem e devem ser uma "desculpa" para viajar. Essa é a mensagem transmitida pelo jornalista Renato Machado, do blog Viajante 3.0, que contou em seu último post sua experiência no Primavera Sound, festival de música em Porto (Portugal) que aconteceu entre os dias 7 e 9 de junho.

Concebido em Barcelona, mas com edições próprias em Porto desde 2012, o evento reuniu astros internacionais como a neozelandesa Lorde, a banda britânica Nick Cave and the Bad Seeds, e bateu, pela primeira vez na história, a marca de 100 mil espectadores em três dias de festival.

O destaque de Machado, porém, vai não para o número total de pessoas, mas para a quantidade de viajantes estrangeiros presentes. "Durante o evento, a variedade de línguas faladas entre os espectadores deixava nítido que era enorme a presença de um público não-local", comentou o jornalista, que complementa: "Os números oficiais confirmam essa minha percepção. Segundo a organização do Primavera Sound, mais de 60 países estavam representados".

Deles, 31,7% eram espanhóis e 28% ingleses, enquanto que os brasileiros, a sexta nacionalidade mais presente, representaram 3,3% dos espectadores.

Confira a experiência completa no blog Viajante 3.0, neste link.

Tópicos relacionados