Leonardo Ramos   |   30/10/2018 14:26

Virtuoso indica 5 macrotendências da viagem de luxo em 2019

Tendências vão de motivação nas redes sociais à realização de paixões e se hospedar em acomodações fora do comum


Nappy
Tendências vão dee motivação nas redes sociais à realização de paixões e se hospedar em acomodações fora do comum
Tendências vão dee motivação nas redes sociais à realização de paixões e se hospedar em acomodações fora do comum

As viagens no ano de 2019 serão altamente personalizadas e inspiradas pelo desejo de experimentar novos destinos de maneiras incomuns. Esta é a constatação final do mais recente relatório do grupo Virtuoso, chamado Luxe Report e que se baseia em uma pesquisa com agências de viagens e consultores de 50 países

De acordo com o grupo, os consultores de viagem afiliados revelaram um aumento no número de pedidos de clientes por um nível mais profundo de personalização e experiências únicas durante suas viagens. E isso em uma série de aspectos — de números de assento específicos nos aviões e quartos determinados nos hotéis até certos tipos de carros de aluguel.

"Os passageiros são mais abertos sobre suas preferências específicas", resume a Virtuoso em comunicado. E nessa nova tendência do viajante, nada é deixado ao acaso. Até mesmo refeições personalizadas são solicitadas durante o planejamento da viagem.

"Eles estão procurando não apenas reservas em restaurantes, mas também mesas exatas em pontos quentes sob demanda, bem como pré-pedidos de vinho para acompanhar a refeição. Eles também pedem ao seu consultor para reservar sessões com cabeleireiros, massoterapeutas e até mesmo tatuadores", exemplifica ainda o grupo Virtuoso. Ou seja, tudo sob medida, como ele sonhou e deseja.

MACRO TENDÊNCIAS

O relatório determinou, enfim, cinco macro tendências - todas direcionadas à personalização - que devem rondar as viagens de luxo durante o ano de 2019. Confira abaixo:

Motivação on-line: A primeira tendência apontada pelo relatório é a influência clara que as redes sociais já têm sobre os viajantes. Elas "impulsionam desejo dos viajantes de encontrar os cenários mais cativantes e a melhor hora do dia para tirar fotos", resume o grupo. Tal influência estaria chegando ainda a um novo nível, com clientes solicitando sessões de fotografia no local para criar um "conteúdo digno do Instagram", incluindo a replicação de imagens a que eles tiveram acesso na rede social. E as dicas neste sentido são de saber como ajudar o viajante que quer ter uma boa lembrança para compartilhar na sua rede - como vestir roupas tradicionais de gueixas em Kyoto, ou vestidos de festa em Veneza, exemplifica o estudo.

Transporte com conforto e tecnologia: Ao viajar de avião, as companhias aéreas que mais investem em inovação, tecnologia e conforto em suas classes executivas ganham vantagem — assim como aquelas que contam com primeira classe, as preferidas pelo viajante de luxo. E isso vai além do que é oferecido apenas no avião. Contar com serviços de chegada VIP em aeroportos, que levam os viajantes pela alfândega e facilitam conexões para outros voos, tem sido algo cada vez mais procurado pelos turistas de alto padrão. As solicitações de transferências em helicópteros particulares de e para aeroportos, bem como de uma cidade ou ilha para outra, também estão em ascensão, relatou o Virtuoso.

Hospedagens fora do comum: Os viajantes mais experientes, que já viram tudo durante suas jornadas, estão procurando estadas nas acomodações consideradas não convencionais. E não qualquer tipo delas, mas as mais criativas que um turista pode imaginar: vão de uma casa na árvore a um monastério; de um iglu na Noruega, a uma tenda no deserto marroquino; até mesmo acomodações em uma espécie de "bolha" na natureza, para que possam contemplar as estrelas antes de adormecer, são citadas pelo Virtuoso como exemplos do tipo.

Experiências e paixões: Os viajantes mais requintados estão cada vez mais, segundo o virtuoso, em busca de explorar suas paixões. Mais que isso, eles querem completar as experiências que ainda não realizaram de sua bucket-list — lista das coisas que precisa fazer ao menos uma vez na vida. Os fãs de esportes estão viajando para grandes eventos como os Jogos Olímpicos, Super Bowl e Wimbledon. Aficionados da arte estão perguntando sobre passeios privados de locais exclusivos como o Vaticano. Os amantes da música estão reservando viagens para festivais de verão e concertos... E por aí vai.

Contato com animais e bons tratos: O turista está expressando maior interesse em experiências relacionadas a animais, apontou o relatório. Alguns pedem visitas a instalações de proteção animal ou para observar animais em estado selvagem, como baleias e rinocerontes (bem de perto). Outros querem interagir mais diretamente com os animais, como na Giraffe House, em Nairobi, ou trenós puxados por cães para o Pólo Norte. E mais que apenas ter essa experiência, eles estão demonstrando uma preocupação com o bem-estar do animal, e querem garantir que as interações sejam sustentáveis.
Um total de 1.071 consultores de viagens de agências afiliadas à Virtuoso na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico, Caribe, Europa, África e Oriente Médio foram questionados para determinar as tendências do viajante de luxo para 2019.

Tópicos relacionados