Artur Luiz Andrade   |   25/06/2020 15:00   |   Atualizada em 25/06/2020 15:01

Splash Mountain, da Disney, será repaginada com A Princesa e o Sapo

Objetivo da Disney é inspirar a inclusão e retirar da atração personagens do filme racista A Canção do Sul

Disney
A Splash Mountain termina com uma queda na água
A Splash Mountain termina com uma queda na água
A atração Splash Mountain, misto de montanha-russa indoor com queda d’água, dos parques Disneyland, na Califórnia, e Magic Kingdom, em Orlando, na Flórida, será reformada e ganhará os personagens da animação A Princesa e o Sapo. Segundo a Disney, a atração mostrará o que ocorreu após o último beijo entre a princesa Tiana e Naveen, reunindo a princesa com o jacaré Louis em uma aventura musical que incluirá canções famosas e a preparação para o Mardi Gras, já que a história se passa em Nova Orleans.

O conteúdo, além de ter sido escolhido por ter a ver com a história da Disney, busca também passar uma imagem de inclusão e "inspirar a diversidade aos milhões de visitantes dos parques Disney". A tematização atual da Splash Mountain se baseia no filme da década de 1940 Song of the South (A Canção do Sul), famoso pelo refrão Zip-a-dee-doo-dah, zip-a-dee-ay, mas mais ainda por ser considerado um filme racista pela forma como mostra os personagens negros.

O filme A Canção do Sul, por exemplo, não consta do acervo do Disney +, serviço de streaming da Disney nos Estados Unidos, exatamente por isso. A empresa baniu esse conteúdo e sequer cogitou exibi-lo com um aviso contextualizando o conteúdo, como ocorre com outras obras. Na HBO, por exemplo, o filme E o Vento Levou voltará ao acervo com uma introdução da historiadora Jaqueline Stewart sobre aspectos considerados racistas e outros inadequados ou imprecisos em relação à história americana.

Disney
Projeção artística da repaginação da Splash Mountain
Projeção artística da repaginação da Splash Mountain
Este ano, após o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, um movimento na internet pediu a reformulação da Splash Mountain e chegou a sugerir a substituição pelos personagens de A Princesa e o Sapo. No comunicado, a Disney diz que trabalha no projeto de transformação da atração há cerca de um ano.

A Disney ainda não divulgou quando a nova atração estará pronta e confirmou vozes do desenho original (A Princesa e o Sapo) na Splash Mountain.

Outras atrações da Disney podem ser revisitadas, dizem especialistas, como ocorreu com Piratas do Caribe recentemente, que retirou uma cena que mostrava mulheres sendo perseguidas pelos piratas.

Tópicos relacionados