Artur Luiz Andrade   |   09/11/2020 15:10   |   Atualizada em 09/11/2020 15:16

Parques e atrações no Brasil têm retorno melhor que o esperado

Presidente do Sindepat, Murilo Pascoal analisa a retomada das viagens e o impacto nos parques temáticos


Emerson Souza
Murilo Pascoal
Murilo Pascoal
O presidente do Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), Murilo Pascoal, reeleito há poucos dias para mais um mandato, falou ao Portal PANROTAS sobre a retomada do setor e a expectativa para a alta temporada.

Segundo ele, no geral o retorno dos turistas aos parques temáticos, aquáticos e atrações está melhor que o esperado. Prova disso é que o Beach Park, que Pascoal também comanda, já reabriu seus quatro resorts e está com o parque aquático somente com um dia a menos do que o pré-pandemia.

O executivo conta que há regiões melhores que outras, especialmente a do Sul do Brasil (ele cita o Beto Carrero World, Unipraias e as atrações de Gramado), mas no geral o retorno está ocorrendo, primeiramente com turistas regionais e já com sinais pontuais dos visitantes nacionais. Em entrevista à PANROTAS, o vice-presidente de Entretenimento da Gramado Parks, Paulo Mentone, confirmou essa retomada, com o Snowland ultrapassando os números de visitantes de 2019 em setembro e outubro.

“O importante é que há uma evolução. As atrações do Rio, como o AquaRio e o Bondinho do Pão de Açúcar também fizeram um ótimo trabalho e a perspectiva para o verão é excelente. Para os parques aquáticos é a alta estação, que promete ser muito boa”, analisa.

A expectativa é chegar a dezembro, início da alta temporada, com 80% do movimento de antes da pandemia. “Estamos focando nos brasileiros que iriam para o Exterior, nos que buscam as experiências diferenciadas em família no País, para manter esse ritmo ascendente”, continua Murilo Pascoal. Segundo ele, as MPs do governo foram e estão sendo muto importante para o setor, que agora precisa de promoção e divulgação, de que é seguro e possível viajar.

MAIS PARQUES NO BRASIL
Murilo comenta as novas aberturas de parques aquáticos anunciadas recentemente, como por exemplo na Paraíba e Pernambuco: “Já no nosso summit, realizado em agosto de 2019, o Brasil se apresentava como tendência nessa indústria. Éramos a bola da vez. E a pandemia não diminuiu isso. Os projetos continuaram e estão saindo do papel, a crise pode sim afetar um pouco, mas o cenário para o setor é positivo. Basta lembrar que a isenção de impostos começou em janeiro e o setor de parques vai crescer sim no País”. E ele inclui nessa tendência os parques indoors, como o anunciado pela Rede Globo recentemente em São Paulo.

Durante a pandemia, os parques também perceberam um crescimento na venda via agências de viagens. “Há uma grande oportunidade para as agências, que podem mostrar aos viajantes produtos e experiências no Brasil que talvez eles ainda não conheçam. Nossos parques aquáticos e temáticos e atrações são bem diversificados, por todo o Brasil e estão preparados, com segurança e protocolos rígidos, para essa retomada no verão”, finaliza o presidente do Sindepat.

Tópicos relacionados