Karina Cedeño   |   08/01/2019 14:34

Países asiáticos terão passaportes mais poderosos de 2019

O Brasil ocupa o 17º lugar, com acesso a 171 países sem a necessidade de visto


Wiki Commons/ Saku Takakusaki
O Japão ocupa hoje o primeiro lugar no Índice Henley de Passaportes, com seus cidadãos tendo acesso a 190 destinos pelo mundo sem a necessidade de visto. E a força dos asiáticos não para por aí: Singapura e Coreia do Sul vêm em segundo lugar, com acesso a 189 países.

Alemanha e França continuam ocupando o terceiro lugar a partir deste ano, com uma pontuação de 188 destinos sem necessidade de visto. Os Estados Unidos e o Reino Unido, por sua vez, vêm sendo rebaixados no índice, com base em dados oficiais da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e hoje ocupam o sexto lugar, com acesso a 185 destinos.

Considerando que estes últimos ocupavam o primeiro lugar no índice em 2015, trata-se de um rebaixamento significativo e, embora uma grande dúvida continue pairando com relação ao impacto final do Brexit, é improvável que qualquer um desses dois países volte a ocupar uma posição de maior destaque em um futuro próximo.

"Dados históricos do Índice Henley de Passaportes nos últimos 14 anos indicam uma tendência global opressiva em relação à abertura dos vistos. Em 2006, um cidadão, em média, podia viajar para 58 destinos sem precisar de um visto concedido pelo país anfitrião. No final de 2018, esse número praticamente duplicou para 107", destaca o presidente do grupo Henley & Partners, Christian Kälin.

A constante ascensão da China na classificação é uma clara demonstração desse fator. Em 2017, o país ocupava o 85° lugar, com cidadãos tendo acesso a apenas 51 destinos. Já este ano, o país ocupa o 69° lugar, com acesso a 74 países do mundo. De situação semelhante, os Emirados Árabes Unidos continuam na trajetória de ascensão, ocupando hoje a melhor posição do Oriente Médio e o 22° lugar em nível global. O Brasil, por sua vez, ocupa o 17º lugar, com acesso a 171 países sem a necessidade de visto.

Assim como ocorreu em 2018, os países com programas de cidadania por investimento (CBI) continuam ocupando posições de liderança no Índice. Malta ocupa o 9° lugar, com acesso a 182 destinos e St. Kitts e Nevis e Antígua e Barbuda ocupam o 27° e o 28° lugares, respectivamente, enquanto a Moldávia ocupa o 46° lugar, com cidadãos tendo acesso a 122 países.


*Fonte: Business Wire

conteúdo original: https://bit.ly/2FgAaoC

Tópicos relacionados