Marcos Martins   |   12/04/2018 15:52

Trade quer incluir Turismo nos planos de governo dos candidatos

Autoridades participaram de encontro da CNC em Brasília

Divulgação
Autoridades participam de reunião em Brasília
Autoridades participam de reunião em Brasília
O objetivo dos representantes do Turismo para as eleições deste ano é colocar o setor nos planos de governos de candidatos à presidência e governos dos Estados. Um documento com sugestões está sendo elaborado pelo trade e o assunto foi debatido, nesta semana, em Brasília, durante reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

“O Turismo no Brasil pode gerar tanta riqueza para o país quanto a agricultura ou a indústria. Mas, para isso, precisamos de governos que priorizem o setor. Se a Pasta do Turismo continuar a ser tratada como de menos relevância e continuar com esse orçamento pífio, nunca seremos a potência turística que as belezas naturais e nosso povo permitem que o Brasil seja”, afirma o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo do Congresso Nacional, deputado federal Herculano Passos (MDB/SP).
Divulgação
Encontro discutiu melhorias para o setor de Turismo
Encontro discutiu melhorias para o setor de Turismo
Conforme o presidente do Cetur/CNC, Alexandre Sampaio, o documento trará propostas que envolvem a regulamentação do setor, ações de gestão e monitoramento, competitividade e promoção. “O texto deve ser finalizado na semana que vem e devemos começar a enviar ou entregar pessoalmente para os pré-candidatos até a última semana de abril”.

NOVO MINISTRO
O encontro foi o primeiro compromisso oficial de Vinicius Lummertz como Ministro do Turismo e ele falou sobre as prioridades à frente da Pasta. “Meu grande esforço neste primeiro momento será trabalhar na sensibilização dos parlamentares para aprovarmos o projeto de lei que está em tramitação no Congresso Nacional e reúne pautas importantes para o setor, como a transformação da Embratur em agência, a modernização da Lei Geral do Turismo e a abertura de capital estrangeiro das companhias aéreas”.

O ministro afirmou também que, na sequência, a ideia é lançar o Brasil + Turismo 2, além de destacar a importância do Prodetur + Turismo e as possibilidades de investimentos que podem ser feitas com os recursos de R$ 5 bilhões previstos pelo programa.

Tópicos relacionados