Rodrigo Vieira   |   13/04/2018 19:34

Fórum Gramado debate Turismo como motor sustentável do País

Entre os presentes, estão Marcio Favilla, Luiz da Gama Mór, Guilherme Paulus, Marta Rossi e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca


Jhonatan Soares
Fórum Gramado de Estudos Turísticos estreia em 2018 com a promessa de continuidade nos anos seguintes
Fórum Gramado de Estudos Turísticos estreia em 2018 com a promessa de continuidade nos anos seguintes
GRAMADO (RS) - Um dos destinos mais consagrados do Brasil, Gramado vem chamando para si a responsabilidade de debater o Turismo no País. Além do já consolidado Festuris, que em novembro chega à sua 30ª edição, a Rossi e Zorzanello, com apoio da administração pública estadual e municipal, além da iniciativa privada local, está lançando eventos em outras partes do ano, como Gramado Summit, de Tecnologia e Turismo, e o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que começou ontem (12) e se encerra neste sábado (14). Sua proposta é debater o Turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do País.

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO CLICANDO AQUI.


Jhonatan Soares
Luia Barbacovi, presidente do Forum Gramado de Estudos Turísticos, Marta Rossi, da Rossi e Zorzanello, organizadora do evento, Victor Hugo, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, e Abdon Barretto Filho, diretor de Turismo do Rio Grande do Sul
Luia Barbacovi, presidente do Forum Gramado de Estudos Turísticos, Marta Rossi, da Rossi e Zorzanello, organizadora do evento, Victor Hugo, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, e Abdon Barretto Filho, diretor de Turismo do Rio Grande do Sul
Entre os mais relevantes palestrantes desta sexta, subiram ao palco o ex-diretor executivo da OMT, Marcio Favilla, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o ex-prefeito de Gramado Pedro Henrique Bertolucci, quatro vezes eleito, além do presidente do Grupo GJP, Guilherme Paulus. Na plateia, além de empresários, diversos secretários de Turismo e detentores de cargos públicos prestigiaram o evento para tentar captar ações que promovam o crescimento dessa indústria tão sustentavelmente benéfica a diversos elos da indústria e da sociedade.

E quem assistiu ao painel de Favilla recebeu uma injeção de ânimo. Ele foi chamado ao palco durante o eixo Marcos Regulatórios do Turismo e falou sobre a inserção da atividade na Agenda 2030 e a contribuição que o setor pode dar à sua implementação. "As pessoas não vão parar de viajar, a indústria vai continuar crescendo vertiginosamente na próxima década, inclusive superando as previsões da OMT. Esse ano devemos encerrar com 1,4 bilhão de viajantes internacionais, o que era previsto para 2020", revelou. Contudo, não adianta só crescer, se for de maneira desordenada. "O Turismo tem de ser visto como uma excelente fonte de renda, mas também fonte de soluções para problemas sociais, ambientais e políticos. A indústria representa o terceiro maior ativo no comércio mundialmente, perdendo apenas para petróleo e produtos químicos, embora no Brasil seja apenas quinto ativo econômico."

Jhonatan Soares
Marcio Favilla, ex-diretor executivo da Organização Mundial do Turismo
Marcio Favilla, ex-diretor executivo da Organização Mundial do Turismo
Na agenda Rio + 20, concluída em 2012, o Turismo foi inserido entre os 19 temas mais importantes, ao lado de pobreza, fome, poluição oceânica e clima. "Isso nos deu base para fazermos parte da agenda 2030. Essa agenda é levada a sério, acreditem. O Turismo é transversal, presente em várias outas camadas, como energia, agricultura, desenvolvimento humano... O plano nacional do Turismo, no Brasil, está alinhado com essa agenda. Comuniquem, disseminem o que está acontecendo. O Turismo continuará crescendo, mas o importante é como vai crescer."

GRAMADO

Jhonatan Soares
Pedro Henrique Bertolucci, quatro vezes eleito o prefeito de Gramado
Pedro Henrique Bertolucci, quatro vezes eleito o prefeito de Gramado
Tido pela plateia como um dos administradores que mais fez por Gramado, Pedro Bertolucci mostrou como fez da cidade gaúcha uma potência turística, arrancando aplausos empolgados do público. "Espantamos o fantasma da sazonalidade com eventos, a exemplo do Natal Luz, do Festuris e do festival de Publicidade. Evoluímos a indústria turística de Gramado de maneira que envolvesse toda a comunidade. Toda sociedade é engajada com a causa e a resposta está aí, anos depois, com essa potência hoteleira que temos hoje e mais de 200 empresas que giram exclusivamente em torno dessa hotelaria, de serviços a produtos", afirmou Bertolucci, que trabalhou durante 18 anos na prefeitura.

"Nossa consolidação no Turismo teve como consequência a criação de inúmeras ruas, escolas, praças, ginásios e postos de saúde construídos, revitalizados ou reaparelhados", concluiu, deixando o recado para o atual prefeito. "O próximo passo tem de ser a abertura definitiva de Gramado para o mercado internacional."

CURITIBA

Jhonatan Soares
Rafael Greca, prefeito de Curitiba
Rafael Greca, prefeito de Curitiba
O prefeito de Curitiba mostrou os caminhos que está tentando abrir para a cidade entrar no cenário nacional do Turismo. Segundo Rafael Greca, a cidade que serve de modelo para vários centros urbanos do mundo não pode ficar para trás no número de visitantes. "Nossa recuperação começou no último Natal, o mais lindo de nossa história, no Parque Tanguá. O Turismo tem tudo a ver com eventos. Agora, no próximo Salão Paranaense [evento da Abav-PR], lançaremos um aplicativo que funciona como guia para os visitantes, falando sobre os ícones da cidade", prometeu, em tom político. "Nossa linha de transporte turístico também passará por mudanças e o passageiro poderá utilizar o modelo hop on hop off, embarcando e desembarcando quantas vezes quiser."

Na quinta-feira, as principais presenças foram a de Luiz da Gama Mór, vice-presidente da Tap por 17 anos e membro do Turismo de Lisboa.

A PANROTAS é media partner do Fórum Gramado de Estudos Turísticos.

Tópicos relacionados