Rodrigo Vieira   |   21/05/2019 12:03

Embratur anuncia substituto de Paulo Senise na presidência

Gilson Machado Guimarães Neto é nomeado para o cargo máximo da autarquia


Reprodução Instagram
Gilson Machado Guimarães Neto, novo presidente da Embratur, com Jair Bolsonaro
Gilson Machado Guimarães Neto, novo presidente da Embratur, com Jair Bolsonaro
O novo presidente da Embratur é Gilson Machado Guimarães Neto, então secretário de Ecoturismo e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, onde também exerceu o cargo de secretário de Florestas. Com nome publicado hoje no Diário da União, Guimarães Neto substitui o ex-presidente da Turisrio e do Rio CVB, Paulo Senise, que ficou exato seis dias no posto após ter sido escalado pelo presidente Jair Bolsonaro. O Portal PANROTAS já havia informado a intenção de colocar Guimarães Neto no cargo.

Pernambucano, o novo presidente da Embratur é ex-empresário do setor de Turismo. Tinha uma pousada localizada em São Miguel dos Milagres (AL) e pertence ao CVB de Maragogi (AL). De acordo com o MTur, ele coordenou a equipe de transição do atual governo, nas pastas do Turismo e do Meio Ambiente.

Divulgação Embratur
Gilson Machado Guimarães Neto, presidente da Embratur
Gilson Machado Guimarães Neto, presidente da Embratur
“Agradeço a confiança do presidente Jair Bolsonaro e desejo realizar o máximo de ações positivas para dignificar essa escolha. Quero utilizar as facilidades tecnológicas para o desbravamento do mercado, promoção dos destinos diversos e belos que o país oferece, fazendo do Brasil o grande desejo dos turistas internacionais”, ressaltou o novo presidente da Embratur.

“Fui coordenador da pasta Turismo no período da transição do governo Bolsonaro, quando tive a oportunidade de realizar amplos estudos e identificar as demandas mais urgentes nesse segmento. Como empreendedor nessa área, viajo o mundo inteiro, estudando e participando de atividades que geram expertise no Turismo", adianta Gilson Machado Neto, dando atenção especial ao Turismo náutico.

Ele terá pela frente a meta de dobrar de seis para 12 milhões o número de visitantes internacionais no Brasil até 2022, objetivo este estipulado pelo presidente da República.

No hiato da saída de Teté Bezerra até a nomeação de Paulo Senise e, posteriormente no intervalo de cinco dias entre a saída de Senise e a confirmação de Gilson Machado Guimarães Neto, o presidente interino da Embratur foi Leônidas José de Oliveira, ex-presidente da Belotur.

Além da nomeação de Guimarães Neto para o cargo, os decretos presidenciais publicados no Diário Oficial da União de hoje tornam sem efeito a nomeação de Senise. Segundo a Agência Brasil, o Ministério do Turismo deve se pronunciar ao longo do dia sobre as mudanças na pasta.

PERFIL

Gilson Machado é recifense, tem 51 anos, e sua formação profissional é em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Segundo a Embratur, ele é conhecido principalmente no Nordeste brasileiro, e atua há mais de 30 anos no setor turístico, em São Miguel dos Milagres (AL) e Porto de Galinhas (PE).

Ainda de acordo com a Embratur, ele possui experiência como produtor de eventos e no ramo de radiodifusão, sendo apresentador de um programa voltado para a atividade turística na Região Nordeste.

*Atualizada às 16h36 com as aspas do presidente da Embratur e outras informações enviadas pelo MTur.


*Fonte: Agência Brasil

Tópicos relacionados